Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Primeiras 30 mil vacinas da Johnson & Johnson chegam a Portugal na quarta-feira

12 abr, 2021 - 08:06 • Sofia Freitas Moreira

Portugal deverá receber 1,25 milhões de doses durante o segundo trimestre deste ano, do total de 4,5 milhões de doses da vacina de toma única norte-americana que o país deverá ter disponíveis em 2021.

A+ / A-

Veja também:


Portugal recebe, na próxima quarta-feira, um primeiro lote de 30 mil vacinas contra a Covid-19 da Janssen, a farmacêutica do grupo Johnson & Johnson.

A notícia é avançada pelo jornal Público, que acrescenta que, com a chegada destes fármacos de dose única, o país fica com 1,9 milhões de doses disponíveis para administrar durante este mês.

Para além de ser de toma única, a vacina norte-americana distingue-se ainda das restantes três (Pfizer, Moderna, AstraZeneca) por poder ser armazenada durante três meses num frigorífico normal, facilitando a sua aplicação e distribuição.

Na próxima quarta-feira, as autoridades de saúde dão uma conferência de imprensa para explicar de que forma é que o plano de vacinação vai agora evoluir.

A vacina da Janssen foi aprovada pela Agência Europeia do Medicamento no passado dia 11 de março. A Comissão Europeia acordou a compra de 200 milhões de doses este ano, com a opção de comprar outras 200 milhões adicionais.

Portugal deverá receber 1,25 milhões de doses durante o segundo trimestre deste ano, do total de 4,5 milhões de doses que o país deverá ter disponíveis em 2021.

O país deverá receber 8,8 milhões de doses até junho, no somatório das quatro vacinas. De acordo com o coordenador da task force para a vacinação, o vice-almirante Gouveia e Melo, a meta agora é chegar à primeira semana de junho com a primeira dose administrada a todas as pessoas até aos 60 anos.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+