Tempo
|
A+ / A-

​Catequese. Meios digitais aumentaram assiduidade, mas adolescentes valorizam mais o presencial

09 abr, 2021 - 07:00 • Ângela Roque

Inquérito feito em dezenas de paróquias do Patriarcado de Lisboa mostra que a pandemia “não trouxe crises de fé”. Os novos meios permitiram manter a catequese, mas a experiência não foi igual em todo o lado, e houve dificuldade em chegar “aos meios mais pobres”. Resultados da consulta vão ser partilhados domingo, na Assembleia Diocesana de Catequistas, que quer apontar caminhos para o futuro.

A+ / A-

"Olhares sobre a pandemia, releitura da vivência da catequese" é o tema da Assembleia Diocesana de Catequistas do Patriarcado de Lisboa. No encontro, que vai decorrer online, vão ser apresentados e debatidos os resultados da pesquisa realizada em 26 paróquias, envolvendo 558 famílias, 601 adolescentes, 289 catequistas e 19 párocos, e que teve cinco eixos temáticos: Espiritualidade, Família, Digital, Ministério do Catequista e Comunidade.

“Fizemos quase 1.500 inquéritos, com questões acerca da experiência de fé e de relação com Deus, experiência de Igreja, experiência também de catequese, tendo como comparação o período antes da pandemia e o período da pandemia, com estes confinamentos e desconfinamentos”, diz à Renascença o responsável pelo Setor da Catequese do Patriarcado.

Para o padre Tiago Neto, este era um trabalho necessário para planificar o futuro. “Temos consciência de que a pandemia mudou e está a transformar a forma como as pessoas lidam com Deus, se relacionam com ele, a forma como as pessoas veem Deus, e como também compreendem o seu lugar e a forma de funcionar com a Igreja”.

O sacerdote começa por sublinhar o facto de o inquérito revelar que, apesar das dificuldades que a pandemia trouxe, ao nível do emprego e da saúde, não houve propriamente "crises de fé".

"As famílias redescobriram, e de alguma forma valorizaram, aquilo que era a sua experiência de relação com Deus em casa, a questão da família como Igreja doméstica, como lugar onde se partilha e vive fé. Os inquiridos dizem que não tiveram grandes crise de fé, e que de um modo geral a relação com Deus fortaleceu-se. E isso tanto a nível das famílias, como dos adolescentes, e dos próprios catequistas inquiridos. É muito interessante as pessoas dizerem que nesta situação encontraram na fé um conforto”, conta.


As respostas recolhidas também mostram que, embora os meios digitais até estejam a permitir que haja mais assiduidade na catequese, os adolescentes em particular valorizam mais a dimensão presencial.

“Aquilo que sentimos a partir dos inquéritos é que, de facto, o digital para os adolescentes não é propriamente um meio de encontro com Deus. Eles preferem muito mais a dimensão prática e a dimensão relacional, e sentem essa falta e essa necessidade do contacto presencial", sublinha o responsável pelo Setor da Catequese do Patriarcado.

Tiago Neto reconhece que foram os meios digitais que permitiram manter a catequese a funcionar, mas a experiência não foi igual em todo o lado. Nem todas as comunidades conseguiram manter este serviço eclesial, e a Igreja corre o risco de não conseguir chegar a todas as crianças e jovens.

“A pandemia evidenciou aquilo que são fragilidades, particularmente em chegar a meios mais pobres e carenciados, por um lado. Por outro lado, as crianças mais pequenas, não consigo contabilizar em termos estatísticos, mas tenho a sensação de que houve muita gente que não se inscreveu na catequese, e nos primeiros anos há mais dificuldade”, admite o responsável pelo Setor da Catequese do Patriarcado, para quem é óbvio que “a Igreja terá de se reinventar naquilo que é a forma de propor a fé, particularmente às crianças, mas sempre envolvendo as famílias”, e continuando a apostar na formação de catequistas.

“Realizámos ao longo deste ano uma série de pequenas formações em ferramentas digitais. Tivemos cerca de 10 sessões, com a participação de muitos catequistas, até do estrangeiro, foi uma mais valia para os capacitar”, sublinha o padre Tiago, que acredita que a reflexão que agora vai ser feita “pode ajudar a repensar a articulação na catequese, entre o presencial e o digital, a forma como a catequese tem que se digitalizar, podemos dizer assim, sem nunca perder aquilo que é a dinâmica relacional entre as pessoas”.

A Assembleia Diocesana de Catequistas, que recebeu mais de 500 inscrições, vai decorrer entre as 14h30 e as 17h30 do próximo domingo, 11 de abril, em formato online, e contará com a participação do Cardeal Patriarca, D. Manuel Clemente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+