Tempo
|

Lista de risco por concelho atualizada. Entram 11 municípios e saem oito

09 abr, 2021 - 15:22 • Joana Gonçalves

Dos 29 municípios portugueses com uma incidência de Covid-19 superior a 120 casos por 100 mil habitantes, 22 pertencem à região continental e correm o risco de não avançar com o próximo passo do desconfinemnto a conta-gotas definido pelo Governo.

A+ / A-

Veja também:


Na última semana a lista de concelhos com incidência de infeção por Covid-19 acima do limite definido pelo Governo perdeu oito municípios e viu entrar outros 11.

No total, são 29 os municípios portugueses com uma incidência cumulativa de Covid-19 a 14 dias superior a 120 casos por 100 mil habitantes e, por isso, em risco de enfrentar uma paralisação no processo de desconfinamento definido inicialmente pelo Executivo e uma possível retoma de “medidas cautelares para impedir que a situação da pandemia se degrade”.

Borba, Cinfães, Figueiró dos Vinhos, Funchal, Ribeira Brava, Câmara de Lobos, Ponta do Sol e Soure abandonaram a lista de risco e apresentam agora uma incidência inferior a 120 casos por 100 mil habitantes.

Já Almeirim, Barrancos, Miranda do Corvo, Nordeste, Paços de Ferreira, Penalva do Castelo, Porto de Mós, Porto Moniz, Santana. Vila Franca de Xira e Vila Franca do Campo passaram a integrar a tabela, com um risco de infeção por Covid-19 superior ao limite definido.

Na prática, são 22 os concelhos em Portugal continental que estão sob vigiância e que podem ver paralisadas as medidas de desconfinamento.

No total, 19% dos concelhos portugueses apresentam uma incidência cumulativa a 14 dias igual a zero. Este indicador não quer dizer, necessariamente, que os municípios estejam completamente livres de casos. É possível, no entanto, concluir que a situação epidemiológica nestes municípios está controlada.

91% dos concelhos segue dentro dos limites de incidência definidos.

A Direção-Geral da Saúde divulga, desde dia 16 de novembro, o mapa de incidência cumulativa de infeção por município. O indicador corresponde ao número de novos casos nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes.

Este é um dos três critérios adotados pelo Governo português na avaliação de risco de infeção de cada concelho. Foram definidos quatro níveis de risco: moderado, elevado, muito elevado e extremamente elevado.

Os níveis diferem em número de incidência. Municípios com incidência inferior a 240 casos por 100 mil habitantes integram a lista de risco moderado.

Na lista de risco elevado entram os concelhos com uma incidência entre 240 e 480 casos por 100 mil habitantes. Segue-se o risco muito elevado, entre 480 e 960.

No nível máximo de risco - extremamente elevado - estão os concelhos com mais de 960 casos por 100 mil habitantes.

Portugal regista esta sexta-feira mais cinco mortes e 694 novos casos de Covid-19, indica a Direção-Geral da Saúde.

O número de casos ativos aumentou para 25.900, uma subida de 61 infeções no espaço de 24 horas. Os casos ativos sobem pela primeira vez, desde 21 de março.

Matriz de Risco por região

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+