Tempo
|
A+ / A-

Operação Marquês

José Sócrates vai assistir à leitura da decisão instrutória

09 abr, 2021 - 13:48 • Redação com Lusa

Sócrates está acusado desde 2017, na operação Marquês, de 31 crimes de corrupção passiva, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e fraude fiscal, num processo com 28 arguidos e que já dura há sete anos.

A+ / A-

O antigo primeiro-ministro José Sócrates vai estar esta sexta-feira presente na leitura da decisão instrutória do juiz Ivo Rosa, que determinará quais são os arguidos que vão a julgamento e por que crimes no processo Operação Marquês.

O antigo líder socialista já está no Campus da Justiça e prestou declarações aos jornalistas.

"Venho para assinalar um momento importante na justiça portuguesa, porque é a primeira vez, durante o processo Marquês, em que o tribunal vai comunicar aos interessados a sua decisão", afirmou. "É realmente extraordinário que eu tenha o dever de assinalar este comportamento singular ao longo destes sete anos", reforçou.

O antigo primeiro-ministro denuncia "uma campanha mediática que tem por objetivo condicionar o tribunal".

Sócrates criticou especificamente o presidente do Conselho Superior de Magistratura, António Joaquim Piçarra, por tecer comentários na comunicação social. "Todos esses cobardes que me acusam, me agridem e que me tentam fazer condenação sem julgamento, que me insultam nos jornais todos os dias, fiquem a saber que não me intimidam, não os temo e aqui estou para lutar pela minha inocência e para combater as acusações injustas", disse.

O ex-primeiro ministro José Sócrates, de 63 anos, está acusado desde 2017, na operação Marquês, de 31 crimes de corrupção passiva, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e fraude fiscal, num processo com 28 arguidos e que já dura há sete anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+