Tempo
|
A+ / A-

Morreu Filipe de Edimburgo, o marido da rainha de Inglaterra

09 abr, 2021 - 12:08 • Redação

Príncipe Filipe tinha 99 anos. "Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor", refere uma nota da família real britânica.

A+ / A-
 Foto: Facundo Arrizabalaga/EPA (clique na seta para ver a fotogaleria)
Foto: Facundo Arrizabalaga/EPA (clique na seta para ver a fotogaleria)

Morreu o príncipe Filipe, marido da rainha de Inglaterra, Isabel II, e duque de Edimburgo. Tinha 99 anos.

A notícia foi avançada esta sexta-feira pelo Palácio de Buckingham, em comunicado.

"É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anuncia a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real o Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo. Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor", refere a nota da família real britânica.

O Palácio de Buckingham promete novas informações em breve, nomeadamente sobre as cerimónias fúnebres do duque de Edimburgo.

O príncipe Filipe foi hospitalizado a meio de fevereiro devido a um problema cardíaco. Recebeu alta a 16 de março, ao fim de um mês, e acabou por falecer esta sexta-feira.

O duque de Edimburgo e a Rainha Isabel II casaram-se em novembro de 1947. A ligação de mais de 70 anos torna Filipe no consorte mais duradouro da história da família real britânica.

Filipe e Isabel II têm quatro filhos, oito netos e nove bisnetos.

O príncipe teve vários problemas cardíacos no passado, tendo sido levado, em 2011, de urgência para um hospital com dores no peito e recebido tratamento para uma artéria coronária bloqueada.

Filipe retirou-se das funções públicas em 2017 e raramente aparecia em público.

Antes de sua hospitalização, Filipe encontrava-se isolado no Castelo de Windsor, a oeste de Londres, com a Rainha, que continua a exercer funções.

Filipe Mountbatten nasceu a 10 de junho de 1921, em Corfu, na Grécia, filho do príncipe André da Grécia e Dinamarca e da princesa Alice de Battenberg.

A família foi expulsa da Grécia na sequência do golpe de 1922 e Filipe continuou o seu percurso em vários países da Europa: estudou em França, Inglaterra, Alemanha e Escócia. Em 1939, com 18 anos, ingressou na Marinha Real Britânica.

Esteve na II Guerra Mundial e começou a corresponder-se por carta com a princesa Isabel. Após o final do conflito, que terminou com a vitória dos Aliados sobre a Alemanha nazi, recebeu autorização do Rei Jorge VI para casar com a herdeira do trono britânico.

Ao longo dos anos, o príncipe Filipe foi o braço direito e conselheiro da Rainha de Inglaterra e desempenhou um papel diplomático, representando a coroa britânica em deslocações por todo o mundo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+