Tempo
|
A+ / A-

Apoios sociais

Governo ainda não enviou apoios sociais para o Constitucional apesar de considerar urgente

08 abr, 2021 - 17:30 • Lusa

O primeiro-ministro anunciou no final do mês de março que enviaria os diplomas aprovados pelo parlamento para o TC, por considerar que violam a lei-travão.

A+ / A-

O Governo vai entregar "brevemente" o pedido de fiscalização sucessiva ao Tribunal Constitucional relativo às alterações aos apoios sociais aprovados pelo parlamento, disse esta quinta-feira a ministra Mariana Vieira da Silva.

Na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, a ministra da Presidência disse que o pedido "ainda não foi entregue", referindo que será feito com "caráter de urgência", como aliás já tinha dito o primeiro-ministro, António Costa.

"Contamos entregar brevemente", afirmou Mariana Vieira da Silva.

Em causa estão os três diplomas que alteram apoios sociais, aprovados no parlamento e promulgados pelo Presidente da República: o apoio extraordinário à redução da atividade para trabalhadores independentes, empresários em nome individual e sócios-gerentes, o apoio excecional à família devido ao encerramento das escolas e mecanismos excecionais de gestão de profissionais de saúde.

As alterações foram aprovadas, com o voto contra do PS nos alargamentos dos apoios económicos e na saúde e com a abstenção no diploma das famílias, e promulgadas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a 28 de março.

Três dias depois, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou a intenção de enviar os diplomas para o Tribunal Constitucional para fiscalização sucessiva, por violarem a lei-travão do Orçamento do Estado por aumentarem o limite da despesa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+