Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jorge Coelho

Mota-Engil recorda “profissional de excelência” e agregador de vontades

07 abr, 2021 - 22:13 • Lusa

O histórico militante do PS e ex-ministro era atualmente vice-presidente do Conselho de Gerência da empresa de construção.

A+ / A-

A Mota-Engil recordou esta quarta-feira o vice-presidente do seu Conselho da Administração, Jorge Coelho, que morreu aos 66 anos, como um “profissional de excelência, líder empresarial” e agregador de vontades.

Em comunicado, o Conselho de Administração da Mota-Engil afirma que "eram públicas e reconhecidas as suas qualidades como homem de caráter e convicções e enormes as suas qualidades como profissional de excelência, líder empresarial, agregador de vontades, e o seu percurso ficará para sempre ligado ao nosso grupo”, notou, em comunicado, a Mota-Engil.

"Era um homem da casa e da Família Mota-Engil, amigo comprometido e empenhado no desenvolvimento e sucesso do Grupo, a quem o Grupo tanto deve e aqui lhe deixa, de forma muito sentida, uma profunda e respeitosa homenagem e, já, grande saudade", refere.

O grupo português recordou ainda Jorge Coelho como um amigo “comprometido e empenhado” no sucesso da Mota-Engil, deixando-lhe uma “profunda e respeitosa” homenagem.

“Amigo, filantropo discreto, socialmente preocupado e comprometido era um exemplo de responsável e empenhada cidadania para todos nós”, acrescenta o grupo, endereçando “as mais sentidas e sinceras condolências” à família do empresário e antigo político.

Jorge Coelho, ministro dos governos liderados por António Guterres entre 1995 e 2002, morreu esta quarta-feira, segundo fonte do PS, vítima de paragem cardíaca fulminante.

Jorge Coelho foi ministro de três pastas: ministro Adjunto; ministro da Administração Interna; ministro da Presidência e do Equipamento Social.

A partir de 1992, com Guterres na liderança, Jorge Coelho foi secretário nacional para a organização, contribuindo para a vitória eleitoral dos socialistas nas legislativas de outubro de 1995.

Nascido em 17 de julho de 1954, em Mangualde, distrito de Viseu, Jorge Coelho era empresário, mas continuou sempre a acompanhar a atividade política, como comentador de programas como a Quadratura do Círculo, na SIC Notícias e TSF, mas também como cidadão.

Jorge Coelho marcou a atividade política ao demitir-se do cargo de ministro do Equipamento do executivo de António Guterres após a queda da ponte de Entre-os-Rios em 04 de março de 2001, alegando que "a culpa não pode morrer solteira".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+