Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dia Mundial da Saúde

Adalberto Campos Fernandes: "Portugal ainda não conseguiu combater desigualdades no acesso à saúde"

07 abr, 2021 - 08:30 • João Cunha

O Dia Mundial da Saúde assinala-se este ano sob o lema "Maior justiça e equidade no acesso à saúde".

A+ / A-

O antigo ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes diz que "Portugal ainda não conseguiu combater desigualdades no acesso à saúde".

Em entrevista à Renascença, neste Dia Mundial da Saúde, Campos Fernandes sublinha que Portugal, apesar de ser um país pequeno, tem ainda muitas desigualdades, "muitas vezes, em áreas territoriais contiguas, relacionadas muitas vezes com a pobreza, com a migração, com a exclusão social e com o envelhecimento, que é um drama social da maior relevância".

O antecessor de Marta Temido aponta que, com problemas como "a pobreza, o rendimento, as condições sociais e económicas, o emprego e a educação, o investimento em saúde é muito menos reprodutivo".

"Estaremos a investir constantemente em hospitais e equipamentos, mas a não salvaguardar o pilar mais importante: investir nas pessoas antes de ficarem doentes, com uma longevidade com qualidade", diz, ainda, o antigo ministro.

O Dia Mundial da Saúde assinala-se este ano sob o lema "Maior justiça e equidade no acesso à saúde".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+