Tempo
|
A+ / A-

China pede aos EUA que não avancem com boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno

07 abr, 2021 - 12:52 • Lusa

Departamento de Estado norte-americano admite analisar com os aliados um boicote a Pequim 2022, face ao aumento da pressão de grupos políticos e de direitos humanos.

A+ / A-

O governo chinês pediu, esta quarta-feira, aos Estados Unidos que não avancem com a decisão de boicotar os Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022, possibilidade admitida por Washington devido à violação dos direitos humanos no país.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês rejeitou as acusações de abusos contra minorias étnicas na região de Xinjiang e considerou que “a politização do desporto prejudica o espírito da carta olímpica e os interesses dos atletas de todos os países”.

Um porta-voz do departamento de Estado norte-americano admitiu que estão a ponderar analisar com os aliados um boicote a Pequim 2022, face ao aumento da pressão de grupos políticos e de direitos humanos.

“É algo que queremos certamente discutir”, disse Ned Price, quando foi questionado sobre se o país estaria a ponderar um boicote à competição, em conjunto com os seus aliados. “Acreditamos que uma abordagem coordenada não seria apenas do nosso interesse, mas também dos nossos aliados e parceiros", acrescentou.

Vários grupos ativistas e políticos republicanos aumentaram recentemente os apelos a um boicote aos próximos Jogos Olímpicos de Inverno, que devem disputar-se entre 4 e 20 de fevereiro de 2022, com base em alertas de várias Organizações Não Governamentais. Estas acusam a China de perseguir muçulmanos uigures e de os colocar em campos de concentração, onde serão vítimas de vários abusos, de acordo com relatos de sobreviventes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+