Tempo
|
A+ / A-

Bélgica

RE Mouscron de Jorge Simão arrisca exclusão do futebol profissional

07 abr, 2021 - 15:07 • Redação

Os problemas financeiros acumulam-se e o proprietário do clube belga, Gérard Lopez, principal investidor do Boavista, procura comprador. Equipa orientada por Jorge Simão, que tem Bruno Xadas no plantel, pode descer às divisões amadoras mesmo que garanta nos relvados a manutenção na I Liga.

A+ / A-

O Royal Excel Mouscron, treinado por Jorge Simão, está em risco de descer às divisões amadoras pela via administrativa, depois de não ter conseguido obter licença para integrar o futebol profissional da Bélgica.

De acordo com o jornal belga "La Meuse", o proprietário do clube de Mouscron, Gérard Lopez, que também é o principal investidor do Boavista, viu os empréstimos que introduziu com os seus parceiros financeiros serem recusados e, por isso, não conseguiu fornecer uma carta de conforto. Este documento, um assumir de responsabilidade no cumprimento de obrigações, é essencial para provar e assegurar a continuidade de um clube perante a Comissão de Licenciamento.

Os problemas financeiros do RE Mouscron também se traduzem no atraso no pagamento de salários aos jogadores, que ameaçam fazer greve. O português Bruno Xadas faz parte do plantel do clube belga.

A não ser que encontre uma solução e consiga convencer o Tribunal Arbitral do Desporto da Bélgica, o Mouscron está, assim, condenado à despromoção administrativa. A solução pode passar pela mudança de proprietário. Gérard Lopez procura, com urgência, comprador para o clube, na condição de que seja garantida a manutenção na I Liga.

O RE Mouscron encontra-se, à falta de duas jornadas, no 17.º lugar da Jupiler Pro League, que dá acesso ao "play-off" de despromoção. A equipa de Jorge Simão soma 31 pontos, menos um que o Cercle Brugge, 16.º, primeira equipa acima da linha de água, e mais três que o Waasland-Beveren, que ocupa a 18.ª e última posição, que dá descida direta.

No "play-off", jogado a duas mãos, o 17.º classificado do principal escalão defronta o segundo da II Liga belga, chamada Proximus League.

No entanto, em princípio, se Gérard Lopez não conseguir comprador para o Mouscron que consiga assegurar a inscrição nos campeonatos profissionais, a equipa de Jorge Simão e Bruno Xadas pode descer aos amadores mesmo que garanta a manutenção na I Liga nos relvados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+