Tempo
|
A+ / A-

Covid-19: António Costa anuncia "testagem massiva" e fiscalização nas zonas mais críticas

06 abr, 2021 - 13:15 • Redação

Primeiro-ministro apela à contenção nas esplanadas. "A pandemia não passou", declarou o chefe de Governo.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro, António Costa, esteve reunido esta terça-feira com os autarcas com mais de 120 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes.

António Costa anunciou "ações de testagem massiva" nas zonas mais críticas e direcionada a locais ou atividades com surtos, nomeadamente a trabalhadores de grandes obras, da indústria e da agricultura.

Vão ser tomadas medidas para melhorar as condições sanitárias nos alojamentos - alguns precários - desses trabalhadores e a fiscalização no trabalho será mais apertada.

"Nos próximos 15 dias haverá um reforço de GNR ou PSP nestes 20 concelhos com mais de 120 casos por 100 mil habitantes", adiantou o primeiro-ministro.

Na semana passada, o Governo apresentou uma lista de 19 concelhos que vão ficar em vigilância e que podem recuar no desconfinamento se a situação da Covid-19 se agravar.

Esta segunda-feira, 26 municípios apresentaram uma incidência cumulativa de Covid-19 a 14 dias superior a 120 casos por 100 mil habitantes.

Contenção nas esplanadas

António Costa deixou ainda um alerta neste início da segunda fase de desconfinamento, que arrancou na segunda-feira, e pediu contenção nas esplanadas.

"É essencial que possamos viver este momento de reabertura com todas as cautelas. A pandemia não passou", declarou o chefe de Governo.

Em relação à notícia de que a vacina da AstraZeneca está relacionada a casos de trombose, António Costa disse que a Agência Europeia do Medicamento vai tomar uma decisão oficial ainda esta terça-feira e que Portugal seguirá essa orientação.

O primeiro-ministro admite que, se houver um "berbicacho" com o fármaco da AstraZeneca, haverá um atraso no plano de vacinação.

Evolução da Covid-19 em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+