Tempo
|
A+ / A-

PSP deteve 370 pessoas na operação #Páscoa em Casa

06 abr, 2021 - 11:05 • Lusa

Força de segurança destaca que "ílicitos" relacionados com as regras para evitar a propagação da pandemia têm vindo a diminuir.

A+ / A-

Veja também:


Trezentas e setenta pessoas foram detidas entre 26 de março e 5 de abril, 132 das quais por não terem carta de condução, no âmbito da operação #Páscoa em Casa, informou esta terça-feira a PSP.

Em comunicado, a PSP adianta que foram também detidas 93 pessoas por condução sob o efeito do álcool, 31 por tráfico de estupefacientes, 12 por posse de arma ilegal e 31 por mandado (judicial de detenção).

Durante a operação, foram apreendidas 32 armas, das quais 12 de fogo e mais de 4.000 doses individuais de estupefaciente.

A PSP fiscalizou no âmbito da segurança rodoviária mais de 50.000 viaturas, tendo sido detetadas 2.900 infrações, das quais se destacam 710 por falta de inspeção periódica obrigatória, 156 por condução com uso simultâneo do telemóvel e 146 por falta de seguro obrigatório.

"Dos quase 6.000 condutores que realizaram o teste do álcool, 635 não se encontravam em condições de garantir uma condução segura (com valores de teste que qualificam o comportamento como contraordenação e não crime)", indica a PSP.

Na nota, a PSP realça que à semelhança do ano passado uma das principais preocupações da operação foi garantir o cumprimento das normas em vigor decorrentes do estado de emergência devido à pandemia de Covid-19.

"No que concerne especificamente às normas em vigor no sentido de promover a contenção pandémica, destacamos o decréscimo que se tem vindo a registar de ilícitos neste contexto, claros indicadores da maior adesão dos cidadãos às normas em vigor", refere a PSP.

A PSP reforçou entre 26 de março e 5 de abril as operações de fiscalização rodoviária, como forma de prevenção de incumprimentos da restrição de circulação entre concelhos, e aumentou a visibilidade policial nos locais onde habitualmente ocorre maior afluxo de pessoas, como zonas ribeirinhas, prevenindo aglomerados de pessoas na via pública.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+