Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Agência europeia desmente declaração sobre vacina da AstraZeneca

06 abr, 2021 - 16:02 • Redação

Informação foi avançada pela Organização Mundial da Saúde. "Houve um desmentido da EMA em relação à existência de uma ligação entre a vacina da AstraZeneca e casos de tromboses", declarou um responsável da OMS. As investigações ao fármaco continuam.

A+ / A-

Veja também:


A Organização Mundial da Saúde (OMS) garante ter recebido um desmentido da Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa) sobre a ligação da vacina da AstraZeneca para a Covid-19 a casos de tromboses.

Em causa estão declarações de um responsável da EMA, a um jornal italiano, em que este estabelece uma ligação entre o fármaco e a ocorrência de tromboses.

"Houve um desmentido da EMA em relação à existência de uma ligação. Neste momento, não há relação entre a vacina da AstraZeneca e casos de tromboses", declarou esta terça-feira Rogério Gaspar, responsável da OMS.

Em conferência de imprensa, Rogério Gaspar adianta que continuam a decorrer investigações em relação à vacina da AstraZeneca.

A informação atual não estabelece nenhum vínculo entre a vacina e certos tipos de trombose, mas o responsável acrescenta que há "dados a chegar todos os dias" e que a OMS está a analisá-los com a EMA.

A EMA esclareceu também hoje que ainda está a avaliar a possível ligação entre a vacina da AstraZeneca contra a covid-19 e a formação de tromboembolismos, após um responsável da instituição ter confirmado essa relação.

O comité de segurança da agência, com sede em Amesterdão, "ainda não chegou a uma conclusão e a revisão está atualmente em curso", adiantou a EMA numa declaração à AFP.

Paralelamente, a agência europeia informou que uma decisão sobre esta matéria deve apenas ser anunciada nos próximos dois dias.

O esclarecimento da OMS, a citar a Agência Europeia do Medicamento, surge depois da publicação das declarações do responsável da EMA pela estratégia de vacinação e ameaças à saúde.

Em declarações ao jornal italiano “Il Messaggero”, Marco Cavaleri considera existir uma relação direta entre a vacina da AstraZeneca (agora chamada Vaxzevria) e os casos de trombose ocorridos em pessoas vacinadas e que levou vários países a suspender a administração da vacina.

"Na minha opinião, podemos dizer que agora está claro que há uma ligação com a vacina”, afirmou o responsável.

“Mas ainda não sabemos o que causa essa reação”, acrescentou Marco Cavaleri, segundo o qual, nas próximas horas, a agência irá anunciar a existência dessa relação, ainda que não saiba “como isso acontece”.

Segundo este alto funcionário da EMA, houve um maior número de casos de trombose cerebral (coagulação do sangue no cérebro) entre as pessoas mais jovens vacinadas com aquela vacina do que no resto da população.

O primeiro-ministro português já comentou a notícia. António Costa afirma que qualquer "berbicacho" com a vacina contra a covid-19 da AstraZeneca, haverá inevitáveis atrasos nos planos de vacinação da União Europeia.

Segundo dados avançados esta terça-feira, só 6% da população adulta da União Europeia foi totalmente vacinada contra a covid-19 até esta segunda-feira, enquanto 14,2% dos adultos europeus já receberam a primeira dose do fármaco.

Os dados constam da ferramenta online criada pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) para rastrear a vacinação no espaço comunitário, que revela que, até dia 05 de abril de 2021, apenas 6% dos cidadãos com mais de 18 anos da UE tinham sido totalmente imunizados contra a covid-19, enquanto outros 14,2% receberam a primeira dose da vacina.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    07 abr, 2021 Lisboa 07:30
    Só sabemos a Verdade, quando há fugas de informação ou alguém com responsabilidades se descai. E as noticias são todas sobre a AstraZeneca... É no mínimo, suspeito

Destaques V+