Tempo
|
A+ / A-

Cardeal Patriarca de Lisboa manifesta tristeza pelo conflito e crise humana em Pemba

04 abr, 2021 - 16:09 • Lusa

A violência está a provocar uma crise humanitária com quase 700 mil deslocados, segundo agências da ONU, e mais de duas mil mortes. O Papa Francisco também recordou este domingo, no Vaticano, a situação em Moçambique, na sua mensagem de Páscoa, antes da bênção "Urbi et Orbi".

A+ / A-

O cardeal-patriarca de Lisboa manifestou este domingo "muita tristeza" pelo conflito e crise humana em Pemba, norte de Moçambique, uma zona onde as riquezas naturais "não se repercutem em benefício dos que lá estão".

Manuel Clemente falava este domingo aos jornalistas antes da celebração do Domingo de Páscoa, na catedral lisboeta.

Segundo a agência de notícias católica Ecclesia, o cardeal-patriarca deixou um apelo à "solidariedade internacional", porque as autoridades locais "só por si não conseguem resolver".

"É um problema trágico, que dura há tanto tempo e não tem nenhuma razão de ser", concluiu Clemente citado pela Ecclesia.

A vila de Palma, cerca de 25 quilómetros do projeto de gás natural da multinacional Total, sofreu um ataque armado a 24 de março, que as autoridades moçambicanas dizem ter resultado na morte de dezenas de pessoas e na fuga de centenas. .

A violência está a provocar uma crise humanitária com quase 700 mil deslocados, segundo agências da ONU, e mais de duas mil mortes, segundo uma contabilidade feita pela Lusa.

O Papa Francisco também recordou este domingo, no Vaticano, a situação em Moçambique, na sua mensagem de Páscoa, antes da bênção "Urbi et Orbi".

"Que a força do Ressuscitado apoie as populações africanas que vêm o seu futuro comprometido pela violência interna e pelo terrorismo internacional, especialmente no Sahel e na Nigéria, bem como na região de Tigray e Cabo Delgado", disse o Papa Francisco.

"Que continuem os esforços para encontrar soluções pacíficas para os conflitos, respeitando os direitos humanos e a sacralidade da vida, com um diálogo fraterno e construtivo em um espírito de reconciliação e de solidariedade efetiva", reforçou.

Nas declarações aos jornalistas o cardeal-patriarca de Lisboa destacou a importância, para os católicos, de celebrar a ressurreição de Cristo.

"A vida que Jesus nos trouxe não acabou ali", apontou, realçando que essa fé move homens e mulheres que "vivem com o mesmo impulso e são sinais dessa presença".

O patriarca de Lisboa saudou quem é capaz de ir "ao encontro dos outros", nas famílias, nos serviços públicos e particulares e elogiou os "sinais de ressurreição" que se multiplicaram diante da pandemia, na Igreja e na sociedade.

"Há muitos sinais de uma presença que ressuscita, efetivamente, as vidas, que faz com que as coisas andem para a frente e ganhem outro horizonte", disse a Manuel Clemente citado pela Ecclesia.

Questionado sobre a próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que Lisboa vai receber no verão de 2023, D. Manuel Clemente afirmou que esta vai ser uma oportunidade para a "humanidade se relançar", no pós-pandemia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+