Tempo
|
A+ / A-

Moçambique

Forças governamentais controlam "completamente" a vila de Palma

04 abr, 2021 - 19:49 • Lusa

Palma "está completamente [tomada pelas Forças de Defesa e Segurança]. Hoje mesmo nós concluímos a clarificação da única área que ainda faltava clarificar [limpeza], fizemos isto está manhã e está totalmente segura", anunciou o porta-voz do Teatro Operacional Norte, Chongo Vidigal, falando a partir da vila.

A+ / A-

As Forças de Defesa e Segurança (FDS) moçambicanas assumiram "completamente" o controlo de Palma, alvo de ataques por grupos armados há 11 dias, disse este domingo o porta-voz do Teatro Operacional Norte, Chongo Vidigal, falando a partir da vila.

Palma "está completamente [tomada pelas Forças de Defesa e Segurança]. Hoje mesmo nós concluímos a clarificação da única área que ainda faltava clarificar [limpeza], fizemos isto está manhã e está totalmente segura".

A "área sensível" hoje libertada é o aeródromo da vila e a segurança já foi restaurada, acrescentou.

O próximo passo, prosseguiu, será a criação de condições para um regresso seguro da população, obrigada a fugir na sequência dos ataques de 24 de março.

"É [uma fase] crítica, porque precisa de muita acutilância, muita atenção e muita ponderação por parte das Forças de Defesa e Segurança, no sentido de ir recebendo esta população, mas também fazendo a profilaxia [a prevenção da infiltração de grupos armados], para que não voltem a causar problemas", acrescentou o brigadeiro Chongo Vidigal.

O governador da província de Cabo Delgado, onde se situa Palma, Valige Tauabo, assegurou aos jornalistas que "o inimigo foi derrubado" em Palma, devendo ser garantido o regresso seguro dos deslocados.

"A nossa presença é por sabermos que as Forças de Defesa e Segurança se entregaram à causa da pátria. O trabalho que foi feito fez com que o inimigo fosse derrubado", declarou aos jornalistas, em Palma.

A violência desencadeada há mais de três anos na província de Cabo Delgado ganhou uma nova escalada há uma semana, quando grupos armados atacaram pela primeira vez a vila de Palma, que está a cerca de seis quilómetros dos multimilionários projetos de gás natural.

Os ataques provocaram dezenas de mortos e obrigaram à fuga de milhares de residentes de Palma, agravando uma crise humanitária que atinge cerca de 700 mil pessoas na província, desde o início do conflito, de acordo com dados das Nações Unidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    05 abr, 2021 Funchal 13:28
    Ainda bem. Deus vos abençoe.

Destaques V+