Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Quénia suspende importação privada de vacinas contra a Covid-19

03 abr, 2021 - 12:56 • Lusa

“Para assegurar a transparência e a responsabilidade no processo de vacinação, e para proteger a integridade do país” são as razões apontadas pelo Comité de Resposta de Emergência.

A+ / A-

O Quénia ordenou a suspensão imediata das importações privadas de vacinas contra a Covid-19, invocando o receio de entrada no país de vacinas contrafeitas.

“Para assegurar a transparência e a responsabilidade no processo de vacinação, e para proteger a integridade do país, o Governo está hoje a fechar a janela da importação, distribuição e administração de vacinas pelo setor privado, até que haja uma maior transparência e responsabilidade em todo o processo”, declarou o Comité Nacional de Resposta de Emergência sobre o coronavírus na sexta-feira à noite.

As instalações de saúde privadas têm cobrado cerca de 80 dólares pela vacina russa Sputnik, enquanto as instituições governamentais estão a dar gratuitamente as vacinas AstraZeneca-Oxford, recebidas da iniciativa global COVAX, criada para assegurar que os países de baixo e médio rendimento têm um acesso justo às vacinas.

Nas últimas semanas, o Governo queniano tem estado numa campanha de sensibilização para reduzir a relutância dos trabalhadores da linha da frente em aceitar as vacinas da AstraZeneca-Oxford.

Até agora, cerca de 160.000 pessoas foram vacinadas em mais de um mês, desde que o país recebeu pouco mais de um milhão de doses.

Em 26 de março, depois de ter anunciado uma nova restrição mais rigorosa à circulação e reunião devido a um surto de casos do novo coronavírus e mortes, o Presidente, Uhuru Kenyatta, levou o seu gabinete a ser vacinado publicamente.

O Kenya Medical Practitioners and Dentist Union afirma que a relutância dos profissionais de saúde se devia ao facto de não terem sido suficientemente sensibilizados antes de as vacinas chegarem.

Variante da África do Sul cresce no Quénia

O Governo do Quénia diz que a taxa de positividade do país saltou de 2,6%, no final de janeiro, para 19,1%, em 2 de abril, depois de 9.676 pessoas terem sido testadas na quinta-feira.

Entretanto, o Governo britânico anunciou que, a partir de 9 de abril, não permitirá cidadãos quenianos e outros que tenham transitado por este país da África oriental.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Quénia divulgou na quinta-feira uma declaração do Reino Unido que afirma que uma quantidade significativa de viajantes do Quénia está a dar positivo para a variante B.1.351 da doença, que teve origem na África do Sul.

Apenas os cidadãos britânicos e os detentores de autorizações de residência serão autorizados a entrar a partir do país, prosseguiu a declaração. Semanalmente, cerca de 550 pessoas viajam do Quénia para o Reino Unido.

O Alto Comissariado Britânico salientou que estas são medidas temporárias que serão mantidas sob revisão, afirmou.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.839.051 mortos no mundo, resultantes de mais de 130 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+