Tempo
|
A+ / A-

Cultura desconfina

Porto e Gaia com exposições de Giacometti, Lindbergh e Francis Bacon

01 abr, 2021 - 10:35 • Maria João Costa

Um escultor, um fotografo e um artista surralista juntos em duas exposições que abrem em abril no Museu e Igreja da Misericórdia do Porto e no WOW em Gaia.

A+ / A-

As duas margens do rio Douro vão ficar ligadas pela cultura neste mês de abril. Três exposições vão dinamizar as cidades do Porto e de Vila nova de Gaia. O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto (MMIPO) recebe uma mostra de escultura de Alberto Giacometti e uma de fotografias de Peter Lindbergh, já em Gaia, a Galeria WOW inaugura uma exposição do pintor Francis Bacon.

Esta ponte cultural, em tempo de desconfinamento, vai revelar ao público no MMIPO uma exposição que reúne 110 obras, parte delas são esculturas em bronze de Alberto Giacometti e um conjunto de fotografias feitas pelo alemão, fotografo de moda Peter Lindbergh. Esta mostra que abra a 15 de abril no museu da Rua das Flores, no centro do Porto, apresenta ao público não só as esculturas originais de Giacometti, como as fotografias que Lindbergh fez delas.

Sobre os dias em que trabalhou sobre o espólio de Giacometti, o fotografo de moda da Stern disse: “Se me perguntassem quais foram os cinco dias mais bonitos da minha vida, aquele com as esculturas de Giacometti, seria certamente um dos primeiros três”. Em comunicado, a organização desta exposição refere que esta exposição conjunta é “um tributo ao lendário fotógrafo de moda que morreu prematuramente em setembro de 2019 e que estava totalmente envolvido no processo de trazer a exposição ao Porto”.

Além das imagens que Lindbergh fez das esculturas de Giacometti, a exposição que estará patente até 24 de setembro, mostra também alguns dos retratos mais icónicos da carreira deste fotografo, como as imagens que a sua camara captou de nomes como o da modelo Naomi Campbell, das atrizes Ukma Thurman e Julianne Moore.

Para António Tavares, o Provedor da Misericórdia do Porto, detentora do MMIPO, “esta exposição é a concretização de uma das últimas projeções de Peter Lindbergh, onde, aquando da sua visita ao Porto, procurou conhecer mais sobre a cidade, sobre nós, enfim, sobre o espaço e as gentes que iriam acolher esta exposição. Agora, num entorno tão peculiar, cabe-nos a nós cumprir este momento artístico, certos que a cidade e as nossas pessoas o irão saber celebrar e concretizar.”

Além da exposição, refere o comunicado, os visitantes vão poder antes de sair, provar um cálice de vinho do Porto Taylor’s no rooftop do museu com vista para o Douro. Depois, atravessando a ponto D. Luís, o público poderá a partir de 29 de abril e até 26 de setembro ver na Galeria WOW uma exposição de arte gráfica de Francis Bacon.

O artista surealista, de origem irlandesa chego a conhecer Alberto Giacometti. Sobre a sua arte, dizia em 1990 que sempre adorou “os retratos de Giacometti, principalmente os feitos a lápis ou a carvão.” Bacon afirmava: “de tudo o que ele fez, prefiro mesmo os seus desenhos à escultura. São a coisas mais forte que ele fez”. A amizade que uniu Bacon e Giacometti prolongou-se até à morte do escultor em 1966.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+