Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Marcelo dá por encerrada polémica da lei-travão. “É o Direito que serve a política”

01 abr, 2021 - 09:40

Presidente da República quer focar atenções na recuperação económica do país e avisa que é preciso garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2022 e 2023.

A+ / A-

O Presidente da República dá por encerrada a polémica em torno da lei-travão e a aprovação do diploma que alarga os apoios sociais às famílias afetadas pela pandemia.

Em declarações ao jornal “Expresso”, Marcelo Rebelo de Sousa lembra que “é o Direito que serve a política, não é a política que serve o Direito”.

O chefe do Estado mostra-se empenhado em focar as atenções políticas na recuperação económica do país e na execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tarefa que, diz Marcelo, vai exigir a garantia de “aprovação de dois Orçamentos do Estado, o do próximo ano e o seguinte”.

O semanário adianta que na próxima segunda-feira o Presidente da República vai receber o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e António Costa Silva, considerado o “arquiteto” do PRR.

Depois, até junho, o Presidente vai ocupar parte da sua agenda a ouvir economistas, gestores e sindicalistas sobre o PRR. Vai também ouvir os líderes partidários para aferir a disponibilidade dos partidos em garantir a estabilidade política.

O primeiro-ministro anunciou, esta quarta-feira, que o Governo irá suscitar a fiscalização sucessiva dos três diplomas sobre apoios sociais aprovados apenas com os votos contra do PS (em dois deles, com os socialistas a absterem-se num terceiro) e promulgados no domingo.

António Costa defendeu não está em causa o mérito ou demérito dos diplomas aprovados pelo parlamento que reforçam os apoios sociais, mas o facto de violarem a "lei suprema" da Constituição ao aumentarem a despesa prevista no Orçamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ANTÓNIO
    01 abr, 2021 QUEIJAS 13:03
    Gostava de saber se as cativações não são também em "atentado" ao orçamento!?

Destaques V+