Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Esplanadas reabrem na segunda-feira

01 abr, 2021 - 16:30 • Raul Santos com Lusa

Também a partir do dia 5 de abril, as lojas com porta para a rua com menos de 200 metros quadrados deixam de ter de vender ao postigo e passam a poder ter as suas portas franqueadas ao público, para atendimento presencial.

A+ / A-

Veja também:


As esplanadas vão poder funcionar a partir de segunda-feira e podem servir almoços e jantares, no âmbito da segunda fase do plano de desconfinamento.

Restaurantes, pastelarias e cafés com esplanada podem reabrir com grupos limitados a quatro pessoas, avançou, esta quinta-feira, o primeiro-ministro, acrescentando a recomendação para que se mantenham “todas as cautelas”.

“As esplanadas poderão abrir, mas gostaria de recordar que não pode haver grupos com mais de quatro pessoas e que, mesmo na esplanada, devemos manter todas as cautelas”, afirmou António Costa, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, que decidiu avançar com a segunda fase do plano de desconfinamento, conhecido a 11 de março.

“Obviamente, quando estamos a tomar o café, seguramente não estaremos com máscara. Quando permanecemos no café, mesmo ao ar livre, devemos manter a máscara”, acrescentou o governante.

O decreto do Conselho de Ministros adianta que, a partir de 5 de abril, os estabelecimentos de restauração para serviço em esplanadas "devem encerrar às 22h30 durante os dias de semana e às 13h00 aos sábados, domingos e feriados".

Na segunda-feira, 5 de abril, as lojas com porta para a rua com menos de 200 metros quadrados deixam de ter de vender ao postigo e passam a poder ter as suas portas franqueadas ao público, para, de acordo com a rotação e as regras da Direção-Geral da Saúde, poderem fazer atendimento presencial.

Nesta segunda fase de desconfinamento, reabrem também os ginásios, mas ainda sem autorização para aulas de grupo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luisa Leite
    13 abr, 2021 Odivelas 16:49
    De novo, as esplanadas! Sendo certo que todos temos saudades de estar numa esplanada, também é certo que devemos manter a devida distância. Todos devíamos saber isso, é uma regra básica que assimilámos desde o início da pandemia, tal como lavar as mãos e usar máscara. Infelizmente, vemos uma total descontracção na maioria das pessoas, sem uso de máscara e sem distanciamento social quando numa esplanada. Também os donos dos espaços, pretendendo recuperar parte das perdas, não se lembram de afastar mesas e tentar manter alguma ordem. Enfim... prevê-se novo confinamento se se mantiver este descuido. Seria bom poder aumentar-se a fiscalização.

Destaques V+