Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mais de 3.500 cartas de jovens de Gaia combatem solidão de idosos

31 mar, 2021 - 13:03 • Lusa

"É importante mostrar aos idosos que não estão sozinhos" num tempo de pandemia da covid-19, que restringiu as visitas em lares e hospitais, afirma a aluna Mariana Costa, uma das dinamizadoras da ideia.

A+ / A-

Mais de 3.500 cartas escritas por jovens de Vila Nova de Gaia com o objetivo de "combater a solidão em tempos de pandemia" começaram ser distribuídas a idosos hospitalizados ou residentes de lares.

"Tenho dois irmãos mais novos e, nesta quarentena, temos tentado distrair-nos, mas mesmo assim parece que todos os dias são iguais. Sinto-me como se sente, isolada. Mas acredito que tudo vai voltar ao normal. Aliás, quando voltarmos, vamos estar mais fortes e com o mundo à nossa espera. Não permita que esta pandemia o deixe triste" - é o excerto de uma das cartas que idosos do concelho de Gaia, no distrito do Porto, vão receber.

A ideia partiu de Mariana Costa, aluna da Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, freguesia de Valadares, e o desafio foi lançado aos 12 agrupamentos escolares e aos colégios particulares de Gaia pelo Gabinete da Juventude da Câmara Municipal.

Em declarações à agência Lusa, a mentora do projeto confessou estar "muito satisfeita" com adesão de outros jovens, por considerar que "é importante mostrar aos idosos que não estão sozinhos" num período, o da pandemia da covid-19, que restringiu as visitas em lares e hospitais.

"Tenho esperança que sintam que minha mensagem [referindo-se à carta que a própria escreveu e à qual juntou um desenho feito em família] lhes tocou o coração", disse Mariana Costa.

A estudante de 17 anos teve a ideia de escrever aos idosos quando, há cerca de dois meses, participou num "workshop" promovido por uma associação juvenil, no qual foram abordados tópicos como o impacto que as iniciativas podem ter na vida dos outros e a importância da empatia pelo próximo.

"Apesar de ser chato estarmos em quarentena, é necessário para nos protegermos. E assim espero que também esteja bem e que com esta carta receba o meu carinho" -- é outas das frases que podem ser lidas nas cartas que agora serão partilhadas.

De acordo com o vereador da Juventude da Câmara de Gaia, Elísio Pinto, estão prontas entre 3.500 a 4.000 missivas, sendo objetivo "combater a solidão e "estabelecer uma ponte de amizade entre as várias gerações, numa iniciativa sem barreiras".

"Em Gaia não fazemos nada sem os jovens e os jovens de Gaia aparecem-nos cada vez mais com ideias pioneiras e novas. Este é um gesto com um simbolismo tremendo porque envolve os melhores sentimentos do mundo. É uma atitude muito altruísta", descreveu.

O autarca confessou à Lusa que leu algumas das cartas, tendo encontrado "mensagens profundas de força, energia e amor" que sintetiza numa frase: "É quase como os netos que agradecem o que os avós fizeram por eles".

Parte deste conjunto de cartas foi hoje entregue no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHNVG/E) numa cerimónia na qual o presidente do conselho de administração, Rui Guimarães, deu a conhecer a nova equipa de cogestão do doente geriátrico.

"Todos sabemos que, quando um doente [idoso] é admitido, quando sai tem muita dificuldade em adquirir as capacidades que tinha antes do internamento, nomeadamente a mobilidade, funções cognitivas e inserção no meio social. Esta equipa está vocacionada para estas situações. Vamos cooperar com todas as áreas para promover uma avaliação global do idoso", descreveu o coordenador da equipa, Agripino Oliveira.

De acordo com o responsável, e segundo dados de 2013, 40% dos internamentos em Portugal são de pessoas idosas com mais de 65 anos. Acima dos 75 anos esse número passa para 70%.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.792.586 mortos no mundo, resultantes de mais de 127 milhões de casos de infeção, enquanto em Portugal morreram 16.843 pessoas dos 820.716 casos de infeção confirmados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    02 abr, 2021 Funchal 16:42
    Lindo!

Destaques V+