Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Pandemia

Multado em 200 euros por comer gomas na rua. João apela a “atitude pedagógica” das autoridades

31 mar, 2021 - 13:35 • Liliana Carona

Um jovem do concelho da Lousã foi multado, em fevereiro, por estar a comer gomas na via pública. A multa de 200 euros chegou em março e João Loureiro admite que vai recorrer. O silvicultor não põe em causa a ação da GNR, mas reivindica uma atitude pedagógica.

A+ / A-
Duzentos euros de multa por comer gomas na via pública - reportagem de Liliana Carona
Ouça aqui a reportagem da jornalista Liliana Carona

Veja também:


Dia 4 de fevereiro, por volta das 18h45, João Loureiro comprou gomas numa máquina de vending e preparava-se para as consumir, ali mesmo, até que o repasto foi interrompido por elementos da GNR.

“Eu estava com um amigo meu, na máquina de vending, sensivelmente três, quatro minutos que estivemos ali e não estou a exagerar, quando fomos abordados pela GNR. Estávamos com máscara os dois, eu estava com a goma na mão e o meu colega com um café. Não fizeram saudação, pediram-nos identificação e ficámos a olhar um para o outro, a pensar no que nos iria a acontecer”, recorda o jovem silvicultor, de 25 anos.

“Quando eu pergunto ao GNR, estávamos a ser notificados por estarmos a comer na via pública, depois chegou-me a multa a casa de 200 euros à qual já recorri, porque aquilo não é um estabelecimento comercial, mas uma máquina de venda automática”, acrescenta João.

O episódio aconteceu na Avenida Dr. José Maria Cardoso, na Lousã, quando estava acompanhado de um amigo que tomava café. Os dois acabariam por receber em casa a multa, no valor de 200 euros, que cada um tem de pagar.

Mas João Loureiro insiste na indignação: “já recorri porque aquilo não é considerado um estabelecimento comercial, estava com máscara, só que o GNR não nos avisou e preferiu logo passar a notificação. Tentei explicar calmamente ao sr. Guarda, que não sabíamos que não se podia consumir na via pública”, recorda o jovem que trabalha como silvicultor numa empresa.

João considera que devia ter existido “atitude pedagógica” por parte dos elementos da GNR que o abordaram. “Percebo que estava fora da lei, mas não sabia que não se podia consumir na via pública. Foi a primeira vez que aconteceu aquilo comigo, podiam ter avisado. Podiam dizer para não fazer outra vez, se fosse reincidente, tudo bem”, justifica o jovem da Lousã.

João recorda que, devido ao nervosismo, nem sabe que destino deu às gomas que lhe podem vir a custar 200 euros de multa. “Para lhe ser sincero, já nem sei se as comi. Fiquei tão nervoso. Saíram-me um bocadinho caras as gomas, vieram do Dubai, tinham ouro”, atira.

Contactada pela Renascença, a GNR informa que “no dia 4 de fevereiro de 2021, os militares do Posto Territorial da Lousã detetaram dois cidadãos a consumir produtos à porta de um estabelecimento comercial, o que consubstanciou infração ao disposto no Decreto n.º 3-B/2021, de 19 de janeiro, da Presidência do Conselho de Ministros, à data em vigor”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis Oliveira
    12 abr, 2021 Póvoa de Varzim 14:06
    ó rapaz, não diz que estavas fora da lei. Onde é que o Decreto n.º 3-B/2021, de 19 de janeiro diz que não se pode comer na rua? Até podias levar as gomas de casa e por-te encostado a um restaurante! o decreto só diz que não podes consumir lá o que compraste no restaurante.... Já os agentes que se aproximam de pessoas estão a desrespeitar o dever de afastamento.... Já na Póvoa de Varzim, a PSP, a Câmara e as autoridades de saúde permitem que farmácia aglutine clientes em hall de entrada de prédio de habitação sem licença dos restantes condóminos, desrespeitando titulos constitutivos, licenças camararias e tudo o mais
  • Filipe
    31 mar, 2021 évora 17:44
    Após várias crises na Europa , como a perseguição aos Judeus pelas tropas de Hitler e recentemente em Portugal o antes do 25 Abril de 1974 onde a PIDE/DGS fazia opressão às pessoas , pensei nunca viver tais feitos , hoje claramente implementados em Portugal a reboque de uma Estado de Emergência que em 80% não trata a pandemia , mas sim persegue de forma igual ou pior os cidadãos em Portugal . Entra pelas casas privadas a dentro como as SS entrava na casa dos judeus , e a PIDE/DGS entrava a qualquer hora do dia quando desconfiava de situações contra o Estado , agora Estado de Emergência . Proíbem as pessoas de certas condutas , antes a pediam a Licença para ter Isqueiro e a tropa de Hitler andava a ver se os judeus tinham o visto em dia , tal e qual como as forças de segurança andam a ver hoje nas ruas as autorizações para saírem de casa . Resumindo , percebo o clima de terror que viveram antigamente as pessoas , pois hoje de uma forma ou outra está implementado um Partido Nacional Socialista totalitário e absolutista , se bem que Portugal tem vivido as Repúblicas de forma disfarçada de Monarquia onde não existe a tradição familiar , mas a família política

Destaques V+