Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Costa diz que Portugal está num "bom momento" e prepara novo passo no desconfinamento

31 mar, 2021 - 21:02 • Lusa

O Governo deverá aprovar esta quinta-feira um novo passo no processo de desconfinamento com efeitos a partir de segunda-feira.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro considera que Portugal atravessa um "bom momento" no controlo da epidemia de covid-19 e que o Governo deverá aprovar esta quinta-feira um novo passo no processo de desconfinamento com efeitos a partir de segunda-feira.

Esta perspetiva foi assumida por António Costa numa conferência de imprensa, em São Bento, depois de questionado sobre o peso financeiro inerente aos diplomas aprovados pelo parlamento e promulgados pelo Presidente da República que reforçam os apoios sociais no âmbito da epidemia de covid-19.

"Felizmente, estamos num bom momento de controlo da pandemia. O número de casos tem vindo a reduzir, o número de internados em cuidados intensivos tem vindo a diminuir, o número de óbitos tem vindo a diminuir e estamos já a executar o nosso programa de desconfinamento a conta gotas", declarou o primeiro-ministro.

Nesse sentido, de acordo com António Costa, "se tudo correr bem, esta quinta-feira o Conselho de Ministros poderá confirmar que na próxima segunda-feira o país dará novos passos no desconfinamento".

Os novos passos, especificou, são "aqueles que estão previstos para o dia 5 de abril".


Ora, para o primeiro-ministro, as normas de um desses diplomas referentes a apoios aos pais, que estão forçados a estar em casa por terem os seus filhos com as escolas encerradas, significam que "nem sequer seriam pelo menos aplicáveis desde já". .

"Mas estamos ainda numa fase muito inicial do ano. Temos ainda um longo processo pela frente, em que, infelizmente, a pandemia pode agravar-se e em que aquilo que nós já conseguimos até agora pode andar para trás", advertiu.

Depois, o próprio António Costa colocou a seguinte relativa a uma parte desses diplomas aprovados pelo parlamento: "Se as escolas vão abrir no segundo e terceiro ciclos na próxima segunda-feira, por que é que vão requerer a declaração de inconstitucionalidade de uma lei que verdadeiramente nem vai sequer ser aplicável? .

No entanto, de acordo com o primeiro-ministro, o Governo vai pedir a fiscalização desses diplomas, "porque há uma coisa de que todos têm de ter consciência".

"A a batalha contra a pandemia não está ainda ganha, podemos ter retrocessos, podemos ter de vir - espero que não - a recuar e voltar a encerrar as escolas do segundo e terceiro ciclos. E então aí essa lei seria mesmo aplicável. Portanto, não se torna inútil a fiscalização da constitucionalidade dessa lei", alegou.

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais três mortos e 618 infetados com Covid-19, indica o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).

No semáforo da pandemia, Portugal continua no "verde", com o valor do R a estar nos 0,94.

Mais de duas semanas depois da primeira etapa de desconfinamento, o número de internados continua a registar uma tendência de descida. Há, neste momento, 558 pessoas internadas nos hospitais com Covid-19, menos 26 do que ontem, das quais 127 em unidades de cuidados intensivos (menos duas do que ontem).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 821.722 casos confirmados da doença, dos quais 16.848 morreram e 778.210 conseguiram recuperar.

Evolução da Covid-19 em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • J M
    01 abr, 2021 Seixal 11:26
    Observando o comportamento de uma grande parte dos portugueses neste período Pascoal o "bom momento" vai acabar em breve.

Destaques V+