Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"UE valida preparação de missão de apoio a Moçambique"

31 mar, 2021 - 16:54 • Marina Pimentel , com redação

Ministro Augusto Santos Silva afirma que a situação que situação em Cabo Delgado é uma das prioridades da presidência portuguesa da União Europeia.

A+ / A-

A União Europeia (UE) está a preparar uma missão de ajuda a Moçambique, disse esta quarta-feira, no Parlamento, o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Augusto Santos Silva afirma que a situação que está a ser vivida em Cabo Delgado não passa ao lado da presidência portuguesa da UE e está mesmo entre as suas prioridades.

“Sim, a presidência portuguesa colocou, desde a primeira hora, o Norte de Moçambique como uma das suas prioridades”, sublinhou o chefe da diplomacia portuguesa.

Em resposta a deputados de várias bancadas, o ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou que está em curso uma missão da UE.

“Isso não se faz no quadro da cooperação estruturada permanente e faz-se mesmo no quadro da União Europeia. Ainda ontem, a reunião de embaixadores validou o primeiro resultado político da missão a Maputo e a preparação de uma missão de apoio da União Europeia a Moçambique no combate ao terrorismo continua em curso e vai chegar a um bom porto”, frisou Augusto Santos Silva.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+