Tempo
|
A+ / A-

Portugal registou em 2020 "os mais baixos índices" de criminalidade desde que há registo

30 mar, 2021 - 14:45 • Lusa

Portugal registou em 2020 "os mais baixos índices" de criminalidade desde que existe o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), revelou esta terça-deira o ministro da Administração Interna.

A+ / A-

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse, esta terça-feira, que Portugal registou em 2020 "os mais baixos índices" de criminalidade desde que existe o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI).

"Neste contexto muito especial, nós registamos os mais baixos índices de criminalidade desde que existe Relatório Anual Segurança Interna, desde que o reporte de dados é feito desta forma sistematizada", afirmou Eduardo Cabrita, sem precisar desde quando é que estes dados são divulgados.

O ministro falava em conferência de imprensa realizada após a apresentação e aprovação do RASI de 2020 no Conselho Superior de Segurança Interna.

Cabrita disse que a criminalidade geral reduziu cerca de 11% no ano passado face a 2019 e a criminalidade violenta e grave registou uma descida superior a 13%.

O governante sublinhou que esta redução da criminalidade e a sua relação com o ano de 2020, em que Portugal passou por vários estados de emergência e situações de alerta, calamidade e contingência para fazer face à pandemia de covid-19, vão ser ainda analisadas.

O ministro sustentou que, em outros países europeus, a situação de pandemia determinou o aumento de algumas formas de criminalidade e a existência de situação de grave perturbação da segurança interna ou da ordem pública."Em Portugal isso não aconteceu. Temos o registo marcado pela generalizada redução" dos vários tipos de crime, afirmou.

O RASI vai ser entregue na quarta-feira pelo Governo à Assembleia da República.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo Anastacio
    30 mar, 2021 Leiria 18:55
    Pudera. Estamos confinados. Não haverá outra assunto com que se entreter ?

Destaques V+