Tempo
|
A+ / A-

Canadá. Regulador recomenda suspensão da AstraZeneca a menores de 55 anos

29 mar, 2021 - 19:51 • Lusa

Na Europa vários países suspenderam vacinação durante alguns dias, mas a Agência Europeia de Medicamentos confirmou a segurança da vacina.

A+ / A-

O Comité Nacional de Aconselhamento sobre Imunização do Canadá está a recomendar uma pausa na vacinação da AstraZeneca contra a Covid-19 a pessoas com menos de 55 anos, noticia a agência noticiosa Associated Press (AP).

A agência indica que uma pessoa familiarizada com este dossiê confirmou a informação sob anonimato, com as províncias do Canadá a decidirem de forma autónoma sobre a adoção ou rejeição desta recomendação.

No imediato não foi possível esclarecer o motivo desta recomendação, mas diversos Estados europeus, que suspenderam a administração da vacina pelos receios de que poderia provocar coágulos sanguíneos, retomaram a vacinação após a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) ter considerado a vacina segura.

O Canadá deverá receber esta semana dos Estados Unidos 1,5 milhões de doses da AstraZeneca.

A vacina tem sido amplamente utilizada no Reino Unido, ao longo do continente europeu e em outros países, mas a sua aplicação foi perturbada por diversos relatórios inconclusivos sobre a sua eficácia, e mais recentemente pelos receios sobre os seus efeitos secundários e que implicaram uma pausa nas inoculações.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.784.276 mortos no mundo, resultantes de mais de 127 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.843 pessoas dos 820.716 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+