Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Turismo pode crescer “20 a 30%” em 2021

29 mar, 2021 - 21:22 • Lusa

As estimativas são da Secretária de Estado do Turismo.

A+ / A-

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, afirma que as "melhores estimativas" para o turismo nacional até ao final de 2021 apontam para um "crescimento de 20 a 30%", em comparação com 2020.

Respondendo a uma questão sobre as estimativas para o turismo em Portugal em 2021, colocada durante um 'webinar' para jornalistas sobre o certificado verde digital, Rita Marques indicou que as "melhores estimativas [do Governo] estão em linha com as estimativas das organizações internacionais".

"A maioria das organizações internacionais diz que, se a vacinação continuar a desenvolver-se a uma rapidez razoável na Europa, provavelmente acabaremos o ano de 2021 com um crescimento de 20 a 30% quando comparado com 2020", assinalou.

Em relação ao livre-trânsito digital proposto pela Comissão Europeia, a secretária de Estado salientou que "podemos viajar hoje sem qualquer certificado".

Isto porque o objetivo do certificado "é apenas garantir que os países europeus harmonizam as suas estratégias, para que não haja quarentena ou tenha de ser feito algum teste", justificou.

Nesse sentido, a governante lembrou que "alguns Estados-membros já têm soluções tecnológicas que estão muito em linha com o certificado verde digital" e deu o exemplo da ilha da Madeira, em Portugal.

"Temos uma solução totalmente operável na Madeira. Se viajarmos até lá, pedem-nos para apresentar, previamente à viagem, um certificado a dizer que temos um teste negativo, que estamos imunes ou que fomos vacinados", afirmou.

Como "não podemos esperar que a documentação da Comissão esteja completa para começar a trabalhar, o que Portugal tem defendido é que cada Estado-membro deveria trabalhar imediatamente" para ter uma solução tecnológica alternativa enquanto a proposta da Comissão não estiver pronta, defendeu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+