Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brasil regista mais 3.400 óbitos e ultrapassa 310 mil desde início da pandemia

29 mar, 2021 - 09:31 • Lusa

País já vacinou 15.5 milhões de pessoas com a primeira dose.

A+ / A-

Veja também:


O Brasil registou 3.438 mortes associadas à Covid-19num dia, elevando o número total de mortes no país desde o início da pandemia para 310.550.

No período em análise, foram ainda detetados 85.948 novos casos de infeção pelo coronavírus responsável pela doença, elevando o total acumulado em pouco mais de um ano de pandemia para 12.490.362 casos, de acordo com os dados oficiais.

Estes dados confirmam que o Brasil, o segundo país mais afetado pela crise sanitária depois dos Estados Unidos, enfrenta uma nova onda de contágios, que, segundo alguns especialistas, poderá acelerar ainda mais nas próximas semanas, devido à circulação em todo o território de variantes novas e bastante mais agressivas.

As informações do ministério da Saúde indicam que 1.300.185 pacientes estão sob observação, um número crescente que reflete o colapso da resposta hospitalar em quase todas as principais cidades do país.

Há, pelo menos, duas semanas que faltam camas nas unidades de cuidados intensivos dos centros médicos de resposta à pandemia, e em alguns casos até os materiais necessários para intubar pacientes em estado grave.

Numa tentativa de mitigar a propagação do vírus, as principais cidades brasileiras ordenaram a suspensão de todas as atividades consideradas não essenciais e grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro anunciaram um período de férias de dez dias, que começou esta sexta-feira e incluirá a Páscoa.

Segundo o jornal "Folha de S. Paulo", 15.5 milhões pessoas já foram vacinadas com a primeira dose.

A pandemia já provocou, pelo menos, 2.768.431 mortos no mundo, resultantes de mais de 126 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+