Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mau tempo: Novo apagão na Madeira e Governo pede à população para ficar em casa este domingo

28 mar, 2021 - 08:16 • Redação com Lusa

A ilha ficou sem luz durante a noite de sábado, e o mesmo cenário repetiu-se já esta manhã. O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, pede a população para se manter em casa durante este domingo. Arquipélago sob aviso amarelo.

A+ / A-

No sábado à noite a ilha foi afetada com um apagão, e esta manhã houve um novo corte de energia às 7h00. O Governo Regional da Madeira emitiu um comunicado em que justifica a situação com "as diversas e intensas descargas eléctricas que se voltaram a registar". Entretanto, a eletricidade vai sendo reposta aos poucos.

O mau tempo na Madeira começou na noite de ontem, e logo causou um apagão que deixou toda a ilha da Madeira sem luz. A chuva forte que se fez sentir desde a manhã provocou inundações um pouco por toda a ilha. No Funchal, duas famílias, no total de sete pessoas, foram realojadas devido à falta de condições de habitabilidade de duas casas inundadas.

Já esta manhã, em comunicado, o Governo Regional explicou o porquê de um novo corte de energia. Numa nota oficial anunciava que "infelizmente e fruto das diversas e intensas descargas eléctricas que se voltaram a registar, verificou-se mais um problema na linha Vitória-Palheiro Ferreiro que provocou danos adicionais nas centrais a nível de serviços auxiliares fundamentais para arrancar os grupos que têm condicionado o fornecimento da electricidade em toda a ilha da Madeira".

Entretanto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anuncia que a Madeira está hoje sob aviso laranja do até às 12h00, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.

Ficar em casa

O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, recomendou que a população permaneça em casa este domingo, devido ao mau tempo que assola o arquipélago e provocou um apagão geral e inundações na noite de sábado.

A Presidência do executivo regional indicou que Miguel Albuquerque visitou o Serviço Regional de Proteção Civil, na noite de sábado, para se inteirar das operações de socorro, relacionadas na maioria com inundações.

O Serviço Regional de Proteção Civil registou cerca de 100 ocorrências em toda a região, e mantém 40 operacionais de prevenção, particularmente no Funchal, um dos concelhos mais afetados pelo temporal.

Miguel Albuquerque refere, na sua página no Facebook, que não há danos pessoais a reportar e aconselha a população a não sair de casa.

"Peço-vos que, a manterem-se as previsões de mau tempo neste domingo, se mantenham em casa, em segurança. Por si e pelos outros", escreve o presidente do Governo regional. .

Com exceção do aviso meteorológico amarelo para Porto Santo, devido a risco de trovoada até as 12h00 e de aguaceiros até às 15h00, por vezes fortes, o resto do arquipélago está hoje sob aviso laranja do IPMA até as 12h00, devido a chuva e trovoada, um nível de alerta acima do amarelo, e às 15h00 todo o arquipélago regressa a aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros fortes e trovoada.

A costa sul e regiões montanhosas da ilha da Madeira estiveram no sábado sob aviso vermelho, prevendo na altura o IMPA que este aviso, o mais grave na escala do instituto, se mantivesse até as 12:00 de hoje, mas desde as 6:30 de hoje o aviso desceu para laranja, até as 12h00, e a partir dessa hora e até às 21h00 desce para aviso amarelo devido aos aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

Aguaceiros fortes e queda granizo, acompanhados de trovoada, provocaram no sábado a necessidade de realojamento de duas famílias, num total de sete pessoas, no concelho do Funchal, "devido à falta de condições de habitabilidade de duas casas inundadas", anunciou a Câmara Municipal do Funchal em comunicado.

A rotura de uma conduta motivou também, no sábado, o encerramento de uma estrada no Funchal e o corte no fornecimento de água potável numa área da freguesia de São Gonçalo, uma das dez que compõem este concelho.

As más condições meteorológicas afetaram também a operação no Aeroporto Internacional da Madeira, com dois voos oriundos do Porto a divergir para Porto Santo.

O Serviço Regional de Proteção Civil emitiu um alerta à população apelando a "evitar ao máximo" circular na via pública e atenção à formação de lençóis de água e inundações.

[notícia atualizada às 10h00]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+