Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espaço

Que barulho fazem as estrelas? NASA transforma dados sobre galáxias e buracos negros em música

26 mar, 2021 - 20:11 • Redação

Com a ajuda do músico Andrew Santaguida, a NASA criou três “músicas” tendo por base dados recolhidos pelo Observatório de Raios-X Chandra e outros equipamentos.

A+ / A-

No infinito e mais além que é o espaço, existem estrelas, galáxias e buracos negros. Através dos telescópios, os cientistas conseguem ver e identificar o que “há no céu”. Ouvir? Ainda não. Esta semana, a NASA, contudo, decidiu ter uma abordagem alternativa: converteu os dados visuais recolhidos em “música espacial”.

Com a ajuda do músico Andrew Santaguida, a NASA criou três “músicas” tendo por base os dados recolhidos pelo Observatório de Raios-X Chandra e outros equipamentos.

A primeira música, Chandra Deep Field South, representa o hemisfério sul do céu; e tem por base a observação de sete milhões de segundos – ou seja, mais de 13 anos.

A segunda, a Nebulosa Olho de Gato (Cat's Eye Nebula), foi criada a partir de dados do Chandra e do Telescópio Espacial Hubble.

Já a última representa a Galáxia Redemoinho também conhecida como Messier 51.

Esta não é a primeira vez que a NASA toma uma abordagem criativa à representação do espaço. Antes, já havia “traduzido” o nascer do sol em Marte e o som do próprio sol.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+