Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Semana Santa em Braga. Celebrações na catedral e cultura no digital

26 mar, 2021 - 14:49 • Olímpia Mairos

Apesar das contingências, devido à pandemia de Covid-19, o programa “mantém a amplitude, a dignidade e a solenidade” que caracterizam a Semana Santa de Braga.

A+ / A-

A Semana Santa em Braga, caracterizada pelas suas grandes procissões noturnas que envolvem muitos figurantes e conduzem à cidade centenas de turistas, volta a adaptar-se à pandemia, apostando na programação digital.

Em entrevista à Renascença, o presidente da Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga, cónego Avelino Amorim, afirma que a nível celebrativo são mantidas todas as celebrações da catedral, “mediante todas as normas observadas, seja pelas normas da Conferência Episcopal, seja também com as indicações das autoridades saúde”.

Já em termos culturais foi preparado “um programa alternativo” tendo em conta que não se podem realizar iniciativas que promovam aglomerados de pessoas.

“Teremos na mesma o grande concerto da Semana Santa, na terça-feira, será com a Orquestra do Norte, embora sem a presença de público. É o possível neste momento, mas faremos a transmissão através dos meios da comissão e também da arquidiocese”, sublinha o responsável.

Um ponto sempre alto das celebrações da Semana Santa em Braga são as procissões, que também não é possível realizar este ano. Em alternativa, a organização propõe-se dar a “conhecer melhor a história e a catequese de cada um desses momentos”, através de transmissões “online”.

“Nos dias e nas horas em que seriam realizadas as procissões, teremos uma emissão em direto, uma transmissão a partir dos lugares onde iniciariam essas mesmas procissões, sobretudo com uma abordagem dos principais momentos, dos principais quadros, das principais figuras e da teologia de cada uma das procissões”, conta o cónego Avelino Amorim.

Itinerário formativo rumo à Páscoa

A ideia, mais do que simplesmente transmitir imagens de outras edições anteriores, é proporcionar um itinerário formativo com vista à celebração da Páscoa.

“Acreditamos que muitas e muitas pessoas continuarão a acompanhar-nos de uma forma diferente, este ano, e que não serão aqueles milhares de pessoas que estão nas ruas, mas serão aqueles que, em suas casas, podem lançar mão deste programa alternativo na sua realização, mas que consideramos também fundamental para uma melhor vivência, se quisermos, nos próximos anos, de cada um destes eventos”.

O programa contempla também uma visita guiada, já este sábado, às 10 horas, de forma virtual, ao Bom Jesus do Monte, Santuário Património da Humanidade, e que “é também esta referência da vivência da celebração da Paixão, em Braga, que procurará explicar o percurso da Via Sacra na sua simbologia, nos seus lugares”, explica o presidente da Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga.

Destaque ainda para o lançamento de uma obra da Semana Santa de Braga, com textos de Rui Ferreira e fotografias de Hugo Delgado, que, segundo o cónego Avelino Amorim, será “uma obra sempre de referência, não só pelo conteúdo dos seus textos, mas, sobretudo, pela qualidade da sua fotografia”.

Segundo o presidente da Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga, todo este programa cultural “não existe por si próprio nem para si próprio, mas é uma forma, uma campanha através da arte”, de melhor se preparar “a vivência das celebrações da Semana Maior”.

Apesar das contingências, devido à pandemia de Covid-19, o programa “mantém a amplitude, a dignidade e a solenidade” que caracterizam a Semana Santa de Braga.

“Nós conservamos ainda muito este valor, sobretudo do caminho espiritual que a Quaresma é e que, depois, é auxiliado por todas as outras propostas das vivências na área da arte, da música, das conferências, de tantas outras iniciativas, mas que nos encaminham, sobretudo, para isso, para fazermos este caminho da Quaresma à Páscoa e passarmos por esta experiência fundamental do encontro com Cristo e com o Evangelho da vida”, realça à Renascença o cónego Avelino Amorim.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+