Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

BE propõe "novos critérios, locais e meios" para aumentar testagem

26 mar, 2021 - 11:55 • Lusa

Coordenadora bloquista lamenta que o Governo ainda não tenha apresentado uma estratégia global de ampliação da testagem em Portugal.

A+ / A-

O BE vai apresentar um projeto de resolução no parlamento para aumentar a testagem da população em relação ao vírus SARS-CoV-2, que provoca a Covid-19, com "novos critérios, locais e meios", anunciou a líder bloquista.

"Um desconfinamento sem alargar a testagem significa que podemos voltar a confinar porque não acompanhamos a quantidade de infetados no país. Poupar na testagem sai muito caro ao país porque pode significar mais meses de confinamento", afirmou Catarina Martins em conferência de imprensa, na sede nacional do partido, em Lisboa.

A coordenadora bloquista lamentou que o Governo ainda não tenha apresentado uma estratégia global de ampliação da testagem em Portugal.

"Por outro lado, temos neste momento variantes mais contagiosas e, portante, exige-se mais testagem. A própria evolução tecnológica permite hoje uma testagem muito mais alargada da população por um preço muito mais baixo", justificou, acrescentando que a resolução bloquista visa "que haja decisão rapidamente", com "novos critérios, novos locais e novos meios" de testagem.

"Testagem de todos os contactos de casos suspeitos ou confirmados", "testagem regular em estabelecimentos de ensino, indústria, construção civil, agricultura e outros contextos (...)" onde haja aglomeração de pessoas são recomendações do BE ao Governo.

Entre as principais medidas defendidas pelos bloquistas estão também a disponibilização de testes para utentes nos centros de saúde e hospitais, mesmo sem sintomas e os quais não tenham sido testados na semana anterior.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+