Tempo
|
Henrique Raposo
Opinião de Henrique Raposo
A+ / A-

A máscara desumaniza os bebés

26 mar, 2021 • Opinião de Henrique Raposo


É óbvio o atraso cognitivo e afetivo que o uso das máscaras provoca nos bebés e crianças. Não é uma questão de opinião, é um facto. Um facto decisivo. A linguagem da empatia aprende-se através da leitura do rosto humano. Reduzimos a totalidade da vida humana em sociedade à realidade covídica.

O desprezo pelos bebés e pelas crianças é um dos efeitos desastrosos do clima de medo que exagerou a resposta à Covid. O exagero da resposta é tão grande e tão despropositado que a realidade está reduzida a somente uma dimensão: a Covid. O resto (isto é, a totalidade da vida humana em sociedade) desapareceu, a começar nos bebés e crianças. Todos os temas relativos à infância desapareceram do centro do debate; é como se não houvesse futuro, só este presente eterno que se repete, o dia covid. É como se aquilo que já fizemos em dois anos letivos não tivesse consequências desastrosas no futuro.

Querem um exemplo desta desumanidade covídica? Os partos tornaram-se momentos fúnebres devido às regras restritivas. Conheço muitas pessoas que tiveram bebés no último ano: a experiência que relatam está ao nível do funeral.

Querem outro exemplo? O óbvio atraso cognitivo e afetivo que o uso das máscaras provoca nos bebés e crianças. Não é uma questão de opinião, é um facto. Não é um pormenor, é um facto decisivo: se as educadoras têm de estar de máscara, se o rosto humano não é captado na totalidade, então é evidente que um bebé pode sofrer atrasos cognitivos e afetivos ou mesmo morais. Sim, morais. A linguagem da empatia aprende-se através da leitura do rosto humano, algo que começamos a fazer assim que nascemos e sobretudo no primeiro ano de vida. Se passar os dois primeiros anos de vida a olhar para adultos tapados, é evidente que um bebé corre sérios riscos de ficar com um forte atraso cognitivo e emocional, porque não vai aprender no devido tempo a ler as emoções no rosto humano. Uma criança que cresce num ambiente mascarado é – em potência – um ser humano com menos empatia.

Não devemos apenas proibir o uso das máscaras nas crianças. Não é suficiente. É necessário exigir que as educadoras de infância (creche) e professoras primárias não usem máscara. Essa máscara é um obstáculo à educação académica e sobretudo ao desenvolvimento moral e empático de bebés e crianças. A máscara desumaniza.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    27 mar, 2021 Funchal 13:53
    O humano não foi criado para usar máscara, mas com este corona à solta, tem que ser. Temos de usar uma balança e pesar o que é melhor para nós em relação à Covid-19. Uma doença com efeitos terríveis, possíveis sequelas, logo a proteção é necessária. A imunidade de grupo pode levar anos a acontecer...
  • Bruno
    26 mar, 2021 aqui 08:25
    Mais um negacionista.