Tempo
|
A+ / A-

Vice-reitor do Santuário Fátima abandona o sacerdócio

25 mar, 2021 - 18:31 • Redação

O pedido foi realizado pelo próprio e foi tornada público pela Diocese Leiria-Fátima.

A+ / A-

O padre Vítor Coutinho, vice-reitor do Santuário de Fátima, foi dispensado das “obrigações do estado clerical e do celibato”.

A decisão aconteceu após ter sido efetuado um pedido pelo próprio e foi tornada pública pela Diocese Leiria-Fátima, no passado dia 19 de março, num decreto de suspensão, validado pelo bispo D. António Marto.

Com esta suspensão, solicitada pelo vice-reitor do Santuário de Fátima, “por meio de carta dirigida ao Romano Pontífice, com a data de 16 de março do ano corrente”, Vítor Coutinho fica suspenso “de todo o exercício do ministério sacerdotal”.

O padre Vítor Coutinho ocupava este cargo no Santuário desde 2014.

O presbítero da Diocese de Leiria-Fátima, Vice-Reitor do Santuário de Fátima, era também chefe de gabinete do bispo da Diocese de Leiria-Fátima.

Foi o coordenador da comissão responsável pela celebração do Centenário das Aparições de Fátima, de 2010 a 2017.

Na visita do Papa Francisco a Fátima, em maio de 2017, foi o diretor de comunicação deste evento. Integra a Comissão de Ética para a Saúde no Hospital Santo André, Fátima, desde 2006.

É ainda doutor em Teologia, com especialidade em Ética Teológica, pela Westfälische Wilhelms-Universität Münster, na Alemanha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+