Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Francisco pede orações pelas vítimas rohingya em campo de refugiados

25 mar, 2021 - 10:50 • Lusa

Um grande incêndio num dos principais acampamentos rohingya, no sul do Bangladesh, em 22 de junho, fez pelo menos 15 mortos e 560 feridos, além de destruir 10 mil abrigos e expulsar cerca de 45 mil pessoas de suas casas.

A+ / A-

O Papa Francisco pediu hoje orações pelas "vítimas e desaparecidos do terrível incêndio que ocorreu num campo de refugiados da minoria muçulmana rohingya no Bangladesh", numa mensagem publicada na rede social Twitter.

Francisco lembrou que o Bangladesh acolheu com generosidade milhares de pessoas.

“Rezemos pelos vinte mil irmãos e irmãs, tantas famílias, que perderam o pouco que tinham”, declarou.

Um grande incêndio num dos principais acampamentos rohingya no distrito de Cox's Bazar, no sul do Bangladesh, em 22 de junho, deixou pelo menos 15 mortos e 560 feridos, além de destruir 10 mil abrigos e expulsar cerca de 45 mil pessoas de suas casas.

Cerca de 738.000 pessoas da minoria rohingya chegaram aos campos no sudeste de Bangladesh após a eclosão em agosto de 2017 de uma campanha de perseguição e violência pelo exército de Myanmar.

A ONU descreveu esta situação como um exemplo de limpeza étnica e possível genocídio e os tribunais internacionais estão a investigar.

Numa mensagem na quarta-feira, Francisco exortou o Bangladesh a "continuar com seu compromisso de generosidade e ajuda humanitária aos refugiados, os mais pobres, os desfavorecidos e aqueles que não têm voz", por ocasião do quinquagésimo aniversário da independência deste país asiático.

O Papa recordou a sua visita ao Bangladesh em novembro de 2017, onde expressou a sua proximidade com esta minoria ao se encontrar com um grupo deles.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+