Tempo
|
A+ / A-

Novo Banco: PS pede depoimento de Passos, Cavaco e Durão e audição de Moedas

25 mar, 2021 - 13:05 • Lusa

O anúncio foi feito depois de ter sido revelado, no Parlamento, que antigo presidente do BES Ricardo Salgado entregou, em 2014, um memorando a cada uma das autoridades políticas em que dava conta do "buraco gigante em que estava enfiado o GES".

A+ / A-

O PS requereu hoje os depoimentos por escrito do ex-Presidente Cavaco Silva, dos antigos primeiros-ministros Durão Barroso e Passos Coelho e a audição presencial do ex-comissário europeu Carlos Moedas na comissão de inquérito do Novo Banco.

O anúncio foi feito no parlamento pelo coordenador do PS nesta comissão de inquérito, João Paulo Correia, um dia depois da audição de José Honório, ex-administrador do BES e Novo Banco, que segundo o socialista revelou que o antigo presidente do BES Ricardo Salgado entregou, em 2014, um memorando a cada uma das autoridades políticas em que dava conta do "buraco gigante em que estava enfiado o GES".

"Passadas poucas semanas, depois destas reuniões que Ricardo Salgado teve com todas estas autoridades políticas, depois de conhecerem a dimensão do buraco do Grupo Espírito Santo, decorreu o aumento de capital do BES de cerca de mil milhões de euros", referiu, considerando que as autoridades políticas, europeias e nacionais "nada fizeram para impedir este aumento de capital que gerou milhares de lesados" em Portugal.

Para o PS, há responsabilidades que "não estão suficientemente esclarecidas por parte destas autoridades políticas".

"Neste sentido, o grupo parlamentar do PS irá requerer o depoimento escrito dos responsáveis políticos que sabiam do buraco do BES antes do aumento do capital e por isso iremos requerer os depoimentos escritos de Cavaco Silva, de Durão Barroso, de Pedro Passos Coelho e iremos requerer a audição presencial do doutor Carlos Moedas, uma vez que os ex-presidentes da República e os ex-primeiro-ministros gozam de uma prerrogativa regimental de só poderem depor por escrito nas comissões de inquérito", referiu.

Carlos Moedas, que era neste período secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, será o candidato da coligação PSD/CDS-PP à Câmara de Lisboa nas próximas eleições autárquicas.

Nas reuniões em que José Honório participou, juntamente com Ricardo Salgado e José Manuel Espírito Santo, foi transmitida às autoridades políticas a dimensão do "passivo do Grupo Espírito Santo de 7.600 milhões de euros".

"Já se sabia, todos sabiam - Banco de Portugal e as autoridades políticas - da exposição que o Banco Espírito Santo tinha ao Grupo Espírito Santo", disse João Paulo Correia no parlamento.

Segundo o socialista, as autoridades políticas à data, do Governo PSD/CDS-PP, "além de não terem impedido o aumento de capital do BES", algumas "fizeram declarações públicas, votos de confiança, em relação ao Banco Espírito Santo, alguns deles garantindo que o banco era sólido em junho de 2014".

O coordenador do PS na comissão de inquérito disse ainda que as audições que já tiveram lugar "têm demonstrado que a linha de apoio à banca disponibilizada pelo programa da "troika" esteve em cima da mesa até julho de 2014 e só não foi aplicada ao BES por decisão política do Governo à época, mais concretamente da senhora ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque".

"A resolução do BES não era uma solução inevitável, outras soluções pairavam em cima da mesa", disse ainda o também vice-presidente da bancada parlamentar socialista.

Na audição de quarta-feira, José Honório disse ainda ter estado em reuniões, pedidas por Ricardo Salgado, com o então vice-primeiro-ministro Paulo Portas, tendo sido realizadas antes do aumento de capital do BES.

José Honório disse não saber se os responsáveis políticos "sabiam do impacto que o GES teria no BES", mas admitiu que as autoridades políticas só tivessem conhecimento da situação no BES em julho, altura em que o Banco de Portugal ordenou ao banco que constituísse uma provisão de dois mil milhões de euros para a exposição ao GES.

"Eu detesto deduções, mas deduzo que só nessa altura é que tiveram conhecimento da situação. Eu não tenho nada factual que me permita dizer diferente disto", disse José Honório na audição.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo Anastacio
    25 mar, 2021 Leiria 20:18
    Porquê esta "colagem" do PS a Ricardo Salgado ? Curioso, não é ? Só para quem anda distraído.

Destaques V+