Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Myanmar. Criança de sete anos morta a tiro “ao correr para os braços do pai”

24 mar, 2021 - 09:00 • Olímpia Mairos

Até agora é a vítima mais jovem registada nestes confrontos, que duram desde o golpe militar de 1 de fevereiro.

A+ / A-

Uma menina de sete anos foi morta na cidade de Mandalay, em Myanmar (antiga Birmânia), quando as forças de segurança abriram fogo contra os manifestantes em mais um dia de protestos, tornando-se, assim, na mais jovem vítima da repressão após o golpe militar do mês passado.

Em declarações à BBC, a família de Khin Myo Chit afirmou que a criança foi morta pela polícia, quando corria em direção ao pai, durante uma operação em sua casa.

Segundo a irmã mais velha, os polícias que revistaram todas as casas do bairro, em Mandalay, entraram na sua casa com intuito de procurar armas e fazer prisioneiros.

“Eles pontapearam a porta para a abrir", disse May Thu Sumaya, de 25 anos, à BBC, acrescentando que, “quando a porta foi aberta, eles perguntaram ao meu pai se havia outras pessoas na casa. Quando ele disse não, eles acusaram-no de mentir e começaram a vasculhar a casa”.

Terá sido nesse momento que Khin Myo Chit correu até o pai. “Então eles [os polícias] dispararam e bateram-lhe”, contou May Thu Sumaya.

Já o pai, em declarações a órgãos de informação de Myanmar, afirmou que a sua filha “morreu meia hora depois de ter sido baleada”, quando era transportada de carro em busca de socorro médico.

Segundo a família da vítima, a polícia também “espancou e prendeu o filho de May Thu Sumaya de 19 anos.

De acordo com a Save the Children, organização não-governamental de defesa dos direitos da criança no mundo, mais de 20 crianças estão entre as dezenas de pessoas mortas.

No total, os militares afirmam que 164 pessoas foram mortas em protestos, enquanto o grupo ativista da Associação de Assistência a Presos Políticos (AAPP) estima que o número de mortos se possa situar nos 261.

Os militares expressaram tristeza, na terça-feira, pela morte de manifestantes, culpando-os, no entanto, de serem os responsáveis pela “anarquia e violência” no país.

Até ao momento os militares ainda não comentaram a morte da criança de sete anos.

Em comunicado, a Save the Children mostrou-se “horrorizada” com a morte da menina, que aconteceu um dia depois de um menino de 14 anos ter sido morto a tiro em Mandalay.

“A morte dessas crianças é especialmente preocupante, visto que elas teriam sido mortas enquanto estavam em casa, onde deveriam estar protegidas de perigos. O facto de tantas crianças serem mortas, quase diariamente, mostra um completo desprezo pelos direitos humanos por parte das forças de segurança”, escreveu grupo.

A 1 de fevereiro, o exército do Myanmar prendeu a chefe do governo civil birmanês, Aung San Suu Kyi, o Presidente Win Myint e vários ministros e dirigentes do partido governamental, proclamando o estado de emergência e colocando no poder um grupo de generais.

Os militares tomaram o poder alegando irregularidades durante o processo eleitoral do ano passado, apesar de as autoridades eleitorais terem negado a existência de fraudes.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Soares Soares
    24 mar, 2021 Lisboa 10:32
    Como lamento o que está a acontecer em Myanmar. Estive naquele país em Novembro de 2019 e fiquei maravilhado com o mesmo. As pessoas são simples e maravilhosas e seria decerto um país a revisitar. Peço à comunidade internacional que interceda por aquelas pessoas e por tão maravilhoso país. É urgente repor a democracia em Myanmar. Parem as mortes e libertem quem foi eleito pelo povo de forma justa e que não arranjem argumentos para tornar a fechar este maravilhoso país. Cuidado com as sansões, porque só irão prejudicar o povo.

Destaques V+