Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alemanha

Merkel reforça confinamento. "Situação é grave e número de casos aumenta de maneira exponencial"

23 mar, 2021 - 06:36 • Lusa

Entre as medidas está o encerramento da maioria das lojas entre 1 e 5 de abril, bem como a anulação das cerimónias religiosas durante a Páscoa.

A+ / A-

Veja também:


A Alemanha entrou numa "nova pandemia" devido à propagação das variantes da Covid-19, afirmou a chanceler alemã ao anunciar medidas de confinamento mais rigorosas.

"Temos um novo vírus muito mais letal, muito mais infecioso e contagioso durante muito mais tempo", declarou Angela Merkel, numa conferência de imprensa em Berlim.

A maior parte das lojas vai ficar fechada e as cerimónias religiosas serão anuladas durante o fim de semana da Páscoa, de 1 a 5 de abril, no quadro de um período de restrições reforçadas para travar o aumento das infeções da Covid-19, anunciou a chanceler alemã.

Concentrações de pessoas, como na restauração ao ar livre, serão proibidas no mesmo período, de 1 a 5 de abril. Só comércios alimentares serão autorizados a abrir em 3 de abril.

Por outro lado, várias restrições em vigor desde o fim do ano passado, como limitações de reuniões privadas, encerramento de equipamentos culturais e de lazer, vão ser prolongadas até 18 de abril, acrescentou.

"A situação é grave. O número de casos aumenta de maneira exponencial e as camas nos cuidados intensivos estão novamente cheias", advertiu Merkel, no final de uma reunião de cerca de 12 horas com os estados regionais.

A chanceler alemã descreveu um "aumento excecional, provocado pela variante" do novo coronavírus com origem no Reino Unido. A Alemanha está a atravessar uma "nova pandemia claramente mais letal, claramente mais infecciosa e com maior período de contágio", salientou.

O dispositivo de "travagem de emergência" negociado no início de março e que prevê o regresso das restrições, levantadas no início do mês quando a taxa de incidência ultrapassa os 100 por 100 mil pessoas em sete dias, vai ser acionado, preveniu.

Governo e regiões defenderam também uma aceleração da campanha de vacinação, com dificuldades em atingir uma velocidade de cruzeiro. "Estamos numa corrida à vacinação, que deve ser eficaz o mais depressa possível", disse.

Na segunda-feira, a taxa de incidência no país era de 107,3 casos por 100 mil pessoas, com mais de 7.700 novas infeções e 50 mortes registadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+