Tempo
|
A+ / A-

Seis anos de guerra

Ataques sauditas já mataram mais de 17.000 civis no Iémen

23 mar, 2021 - 13:14 • Lusa

Entre os mortos estão mais de 3.800 crianças e feridos são perto de 27 mil. ONU fala em 233.000 mortos, 131.000 dos quais por “causas indiretas”, em seis anos de guerra. O país está devastado.

A+ / A-

Pelo menos 17.097 civis morreram no Iémen em bombardeamentos da coligação árabe dirigida pela Arábia Saudita desde 2015, quando esta começou a participar no conflito, indicou nesta terça-feira o Ministério da Saúde controlado pelos rebeldes Huthis.

Num relatório, o ministério refere ainda que os ataques sauditas nos últimos seis anos causaram cerca de 27.000 feridos.

Entre os mortos contam-se 3.821 crianças e 2.892 mulheres, segundo os Huthis, que adiantam que a aliança árabe destruiu 50% das instalações de saúde do país devastado pela guerra.

Os Huthis denunciaram igualmente que o bloqueio aéreo e naval imposto pela Arábia Saudita ao Iémen impediu a chegada de ajuda humanitária e provocou a morte de civis “por desnutrição e fome”, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

Devido ao bloqueio, 8.000 mulheres morrem anualmente e 1,8 milhões sofrem de desnutrição”, disseram os rebeldes.

Os Huthis acusaram ainda a Arábia Saudita de bombardear várias posições dos rebeldes, um dia depois dos sauditas terem proposto um cessar-fogo para acabar com o conflito com quase sete anos.

A televisão controlada pelos Huthis, Al-Massirah, indicou que “a aviação saudita” realizou “quatro bombardeamentos” na localidade de Sirwah, perto da cidade de Marib, onde nas últimas semanas se intensificaram os combates entre os rebeldes, apoiados pelo Irão, e o governo internacionalmente reconhecido do Iémen, ajudado pela coligação militar árabe.

Adiantou que Riade também bombardeou a localidade de Abs, controlada pelos xiitas, e a capital Sanaa, na posse dos Huthis.

De acordo com os últimos dados das Nações Unidas, a guerra do Iémen já causou 233.000 mortos, 131.000 dos quais por “causas indiretas” como desnutrição, falta de serviços médicos e de infraestruturas.

A violência provocou a morte de “dezenas de milhares de civis”, incluindo 5.660 crianças, segundo a ONU, que considera o Iémen a pior catástrofe humanitária do mundo, com cerca de 80% da população a necessitar de algum tipo de assistência.

A guerra do Iémen começou em 2014, com os Huthis a conquistarem zonas no Norte do país, incluindo a capital, e agravou-se a partir de 25 de março de 2015, faz na quinta-feira seis anos, com a intervenção da coligação internacional árabe.

Faid Samim tem 7 anos e pesa 7 quilos. É uma das 1.8 milhões de crianças malnutridas do Iémen
Faid Samim tem 7 anos e pesa 7 quilos. É uma das 1.8 milhões de crianças malnutridas do Iémen
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+