Tempo
|
A+ / A-

Pandemia

Covid-19. Aumento de casos pela quarta semana seguida é "preocupante", avisa OMS

19 mar, 2021 - 20:08 • Lusa

Tedros Ghebreyesus reitera a recomendação do uso da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19, sublinhando que "os benefícios são maiores do que os riscos".

A+ / A-

Veja também:


A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera preocupante o aumento pela quarta semana consecutiva do número de casos de Covid-19 "na maior parte das regiões" do mundo.

"Depois de seis semanas de diminuição do número de casos, estamos a ter a quarta semana consecutiva com aumento de casos", assinalou esta sexta-feira o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, acrescentando que os casos de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 "estão a aumentar na maior parte das regiões" do mundo e que isso "é preocupante".

O dirigente da OMS, que falava na habitual videoconferência de imprensa sobre a evolução da pandemia da Covid-19, realçou que "o número de mortes continua a diminuir, mas a uma velocidade mais lenta".

Tedros Adhanom Ghebreyesus reiterou a recomendação do uso da vacina contra a Covid-19 do consórcio AstraZeneca/Oxford, que vários países europeus, incluindo Portugal, suspenderam temporariamente por precaução e, entretanto, retomaram, depois de relatos de possíveis efeitos adversos graves, sublinhando que "os benefícios são maiores do que os riscos".

"Não há dúvidas de que a Covid-19 é uma doença mortal e que a vacina pode preveni-la", frisou, adiantando que a vacina desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford "representa mais de 90% das vacinas distribuídas pelo Covax [mecanismo de distribuição universal e equitativa de vacinas contra a Covid-19 cogerido pela OMS]".

O diretor-geral da OMS reconheceu, mais uma vez, que continua a haver "barreiras para aumentar a produção e distribuição de vacinas" e que, a este propósito, tenciona reunir-se na próxima semana com a diretora-geral da Organização Mundial do Comércio, Ngozi Okonjo-Iweala.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+