Manuel Marinheiro

"Não falta espaço ao ar livre". Federação de Motociclismo mantém esperança de ter adeptos no MotoGP

19 mar, 2021 - 17:14 • Eduardo Soares da Silva

A Federação Portuguesa de Motociclismo ainda não recebeu qualquer indicação oficial para que o evento seja à porta fechada. O que Manuel Marinheiro garante, à Renascença, é que o Autódromo Internacional do Algarve tem condições para receber alguns espetadores no evento que decorre entre 16 e 18 de abril.

A+ / A-

Veja também:


Manuel Marinheiro, presidente da Federação Portuguesa de Motociclismo, continua a ter a expetativa que o Grande Prémio de MotoGP em Portugal, marcado para 18 de abril, possa receber adeptos nas bancadas do Autódromo Internacional do Algarve.

Em causa está uma notícia do jornal "Expresso" que cita fonte governamental e que confirma que até ao final do processo de desconfinamento nenhum evento desportivo terá público, o que inclui o MotoGP, o GP de Portugal de Fórmula 1 e ainda os jogos de futebol e outras modalidades.

O presidente da Federação Portuguesa de Motociclismo garante, em declarações à Renascença, que ainda não recebeu qualquer confirmação oficial por parte das autoridades de saúde, mas continua a manter a expetativa que a decisão possa ser revertida.

"Foi uma notícia que saiu hoje [sexta-feira], não tenho confirmação oficial, mas já no ano passado aconteceu. São situações analisadas à medida da evolução da pandemia. Espero que possa haver alteração a essa medida e que possamos ter espetadores no MotoGP e na Fórmula 1. Seria muito importante para o desporto, para a economia e para o país. Ansiamos poder assistir a espetáculos dessa envergadura, cumprindo as medidas sanitárias".

O Grande Prémio de MotoGP foi realizado em 2020 à porta fechada, sem presença de público, depois de o evento de Fórmula 1 ter tido problemas de organização, com pouco distanciamento social e as bancadas demasiado preenchidas.

Manuel Marinheiro explica que as decisões da Direção-Geral da Saúde serão cumpridas, mas garante que há espaço suficiente no Autódromo Internacional do Algarve, ao ar livre, para poder receber alguns espetadores.

"Tínhamos e temos essa expetativa [de ter público]. Agora naturalmente que vamos cumprir as orientações da DGS e das entidades competentes. Já não é uma decisão da minha competência. Terão de ser as entidades sanitárias a definir. Agora, se considerarmos a lotação do autódromo de Portimão, naturalmente que o que não falta é espaço ao ar livre para podermos ter determinado números de espetadores, que terá de ser definido pelas autoridades competentes", considera.

Portugal regista, à data, 33.699 casos ativos de Covid-19 e 16.754 óbitos confirmados. O país registou, esta sexta-feira, mais 11 mortes e 568 casos de infeção pelo novo coronavírus.

O Grande Prémio de Portugal está marcado para 18 de abril, no Autódromo Internacional do Algarve, recinto que recebeu a prova na época passada no último Grande Prémio da época. O piloto português Miguel Oliveira venceu a corrida e correrá este ano pela KTM no circuito português.

Esta vai ser a 15.ª edição do Grande Prémio de Portugal de MotoGP, depois de 12 edições, entre 2002 e 2012, terem sido disputadas no autódromo do Estoril e a de 1987 no circuito de Jarama, em Espanha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+