Tempo
|
Ensaio Geral
Magazine dedicado às artes e à cultura com a jornalista Maria João Costa. Sexta às 23h30
A+ / A-
Arquivo
Livrarias abertas e dois autores com livros à espreita - Ensaio Geral

Ensaio Geral

Livrarias abertas e dois autores com livros à espreita

19 mar, 2021 • Maria João Costa , José Luís Moreira (sonorização)


Nesta edição do Ensaio Geral encontra várias sugestões de leitura. Entrevistamos o escritor Jacinto Lucas Pires, que tem um novo livro de contos inspirado nos tempos que vivemos. Mais à frente, viramos a agulha para o passado e visitamos as memórias agora postas em livro pelo irmão de Zeca Afonso, sobre o tempo que viveu em Moçambique. Também de África, mas de Angola chegam os ritmos do novo projeto musical Ikoqwe e, em Lisboa, visitamos as novas exposições do MAAT, que vão abrir em abril.

Quando a realidade ultrapassa a ficção, o que acontece a um escritor? Foi o que tentámos perceber com Jacinto Lucas Pires, que acaba de lançar uma coletânea de contos intitulada “Doutor Doente”. O livro com a chancela da Editora Húmus e sai em plena pandemia. A vida real acabou por contaminar a escrita.

Ainda na literatura, João Afonso Santos, irmão do músico Zeca Afonso, lançou o segundo volume de “O Último dos Colonos”, que tem como subtítulo “Até ao Cair da Folha”.

Aqui, podemos ler as memórias do tempo que o autor viveu em Moçambique, onde foi advogado em Lourenço Marques e na Beira entre 1955 e 1975.

Guilherme d’Oliveira Martins, colaborador do Centro Nacional de Cultura, comenta este e outros livros.

3 exposições no MAAT

Os museus voltam a abrir as portas no dia 5 de abril. Poderá então visitar as três novas exposições do MAAT – o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Belém.

Até setembro, pode ver exposições centradas nas questões ambiental e do território, como “Aquaria Ou a Ilusão de Um Mar Fechado”, que reflete sobre novas formas de pensar a relação com o mundo marinho. O projeto inclui um vídeo feito nos bastidores do Oceanário de Lisboa.

Poderá também ver a instalação “Earth Bits – Sentir o Planeta”, com design interativo do atelier Dotdotdot e o apoio científico da Agência Espacial Europeia, EDP Inovação e da Agência Internacional de Energia.

A terceira exposição ocupa a sala oval, epicentro do MAAT. Chama-se “X não é um país pequeno – Desvendar a Era Pós-Global” e apresenta nove instalações de grande escala, uma delas do arquiteto português Paulo Moreira.

Música luso-angolana

Ikoqwe é um novo projeto musical que junta dois artistas luso-angolanos: o rapper e ativista político Luaty Beirão, que assina com o nome Ikonoklasta, e Pedro Coquenão, de nome artístico Batida.

A dupla estreia-se com a fusão dos dois nomes na palavra Ikoqwe, num disco que dá pelo nome de “The Beginning, the Medium, the End and the Infinite”, lançado neste mês pela editora belga Crammed Discs .

O Ensaio Geral falou com Pedro Coquenão e fecha o dia com a faixa “Pele”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.