Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia

Covid-19. Brasil representa "o maior risco para o planeta" na difusão da doença

18 mar, 2021 - 18:20 • Henrique Cunha

O país enfrenta o colapso do sistema de saúde, com unidades de cuidados intensivos a receber uma vaga interminável de doentes infetados com o novo coronavírus. Metade dos internamentos por Covid são de pessoas com menos de 50 anos. Popularidade de Bolsonaro está em queda.

A+ / A-

Veja também:


O Brasil representa “o maior risco para o planeta” ao nível da difusão da Covid-19. A afirmação é do padre português Alfredo Gonçalves, radicado há mais de 50 anos no país.

Numa semana em que a média diária de vítimas mortais se aproximou das 3.000 e com quase 300 mil óbitos desde o início da pandemia, o sacerdote considera, em declarações à Renascença, que a imagem do Brasil para a opinião pública global é a de um país transformado num “verdadeiro cemitério” ou num “laboratório de variantes que podem espalhar-se pelo mundo inteiro”.

O padre Alfredo Gonçalves, que é também assessor para a Mobilidade Humana da Conferência Episcopal Brasileira, revela, ainda, que os principais analistas do país antecipam a possibilidade de várias nações se fecharem ao Brasil, por força da evolução da pandemia.

Acresce, por outro lado, que o país enfrenta o colapso do sistema de saúde, com as unidades de cuidados intensivos a receber uma vaga interminável de doentes infetados com o novo coronavírus e com metade dos internamentos por Covid em pessoas com menos de 50 anos.

Nesta altura, menos de 2% da população brasileira está vacinada contra o SARS-CoV-2 e as negociações entre o governo de Jair Bolsonaro e as principais farmacêuticas tem sido difícil, o que está a levar a uma escassez de doses.

Situação que está a ter influência na popularidade do presidente que, inclusivamente, já está atrás de Lula da Silva nas intenções de voto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+