Tempo
|
A+ / A-

“Vou rezar pelo Tomás”. Papa telefona a pais de menino de Braga com cancro

18 mar, 2021 - 07:35 • Sofia Freitas Moreira com Redação

Tomás Vilaça, de sete anos, encontra-se em Barcelona a tratar um neuroblastoma. A mãe do menino confessa que vivem uma semana decisiva para a vida do filho e que o telefonema do Papa lhes trouxe “um novo alento”.

A+ / A-

O Papa Francisco contactou, na quarta-feira, os pais de um menino de sete anos, Tomás Vilaça, de Braga, que se encontra em Barcelona a realizar um tratamento experimental a um neuroblastoma.

A mãe do menino, Ana Vilaça, acompanha o filho no Hospital Vall d'Hebron e, na altura, não atendeu a chamada do Papa. Apenas mais tarde, quando se deparou com a mensagem de voz deixada no telemóvel, não quis acreditar no que tinha acabado de acontecer.

De acordo com o Jornal de Notícias, a mãe de Tomás relata que “era uma voz a dizer 'Olá Ana, daqui fala o Papa Francisco, recebi a sua carta e vou rezar pelo Tomás'".

Impossibilitado de falar com a mãe, Francisco telefonou para Ricardo, pai do menino, com quem conversou durante dez minutos. "O Papa quis saber como estava o Tomás, como estava a correr o tratamento e quis saber tudo sobre a doença", contou Ana Vilaça.

O diagnóstico do neuroblastoma de Tomás, uma das formas mais agressivas de cancro, chegou em setembro de 2019. Na altura, o menino foi tratado no IPO do Porto.

Os tratamentos não surtiram efeito. Após tomarem conhecimento de um tratamento experimental em Barcelona, os pais de Tomás iniciaram uma angariação de fundos para suportar os custos.

A iniciativa "Pelos sonhos do Tomás", para além de ter chegado às redes sociais, também chegou aos ouvidos do Papa. A mãe de Tomás confessa, ao JN, que vivem uma semana decisiva para a vida do filho e que o telefonema do Papa lhes trouxe “um novo alento”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+