Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha aprova eutanásia. Lei entra em vigor daqui a três meses

18 mar, 2021 - 13:11 • com agências

Congresso do pais aprovou a legislação com 202 votos a favor e 141 contra.

A+ / A-

O congresso espanhol aprovou a legislação que autoriza a eutanásia. A lei deve entrar em vigor daqui a três meses, já que esta foi a última etapa do processo legislativo. O diploma foi aprovado com 202 votos a favor e 141 contra.

De acordo com a lei agora aprovada, passa a ser possível as pessoas que sofram de uma “doença grave e incurável” ou uma “condição crónica ou incapacitante” porem fim à vida com supervisão médica.

O paciente deve confirmar a sua vontade de morrer em pelo menos quatro ocasiões ao longo do processo, o que pode demorar pouco mais de um mês a partir do momento em que o solicita pela primeira vez, e em qualquer momento pode retirar ou adiar a eutanásia.

A lei também prevê o direito dos médicos à objeção de consciência e estabelece a criação de uma Comissão de Garantia e Avaliação em cada comunidade autónoma espanhola composta por médicos e juristas para acompanhar cada caso.

Espanha é o quinto país do mundo a aprovar a eutanásia, juntado-se aos Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo e Canadá.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    18 mar, 2021 Madeira 21:35
    Então muitos irão lá, é mesmo ali ao lado. A Suíça vai ficar a perder. Carinho e bons tratamentos, precisam-se.

Destaques V+