Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​República Centro Africana. Papa nomeia D. Jesús Molina para Bispo da diocese de Mbaïki

17 mar, 2021 - 17:24 • Ana Lisboa

Há mais de três décadas a viver no continente africano, o missionário comboniano espanhol sucede a Guerrino Perin, que renunciou ao cargo por limite de idade.

A+ / A-

D. Jesus Ruiz Molina foi nomeado pelo Papa como bispo de Mbaïki, uma diocese na República Centro Africana.

Até agora bispo auxiliar de Bangassou, sucede, assim, a D. Guerrino Perin, de 77 anos, que renunciou ao cargo por limite de idade.

Nascido em Espanha há 62 anos e ordenado sacerdote em 1987, D. Jesús Molina "conhece bem o continente africano, onde há mais de três décadas tem vivido a sua vocação", refere a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre.

O missionário comboniano espanhol já tinha estado no Chade durante 15 anos, antes de ter sido enviado para a República Centro Africana, onde foi nomeado pelo Papa, em 2017, para auxiliar de Bangassou.

Desde aí, D. Jesús "olhou para o drama de milhões de homens, mulheres e crianças e escreveu a "Via Sacra África" para a Fundação AIS. São 14 textos para ler e rezar e em que denuncia um continente escravizado pela ganância, violentado pelo terrorismo, mergulhado tantas vezes numa pobreza quase obscena". Um continente onde, sublinha, "a vida vale tão pouco".

Falando em nome "dos sem voz, dos excluídos, dos mais pobres", o Bispo denuncia neste conjunto de textos "as situações mais dramáticas, a começar pela fome de alimentos, mas também de justiça".

D. Jesús Molina lembra "a situação das mulheres brutalizadas nos inúmeros conflitos", das crianças-soldado "vítimas de grupos armados, de terroristas, de bandos de malfeitores". Muitas delas, refere, "nasceram na guerra, cresceram na guerra. A guerra roubou-lhes a inocência".

Mais informações sobre este livro podem ser conhecidas aqui. As receitas da venda deste livro "Via Sacra África" revertem na totalidade para "projetos de apoio a milhares de cristãos neste continente, vítimas de perseguição e intolerância religiosa e que dependem totalmente da Igreja".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+