Tempo
|
A+ / A-

Moçambique

Missionário alerta para "uma grande fome em 2021" na província de Cabo Delgado

17 mar, 2021 - 19:18 • Ana Lisboa

O padre brasileiro diz que além da fome, continua a violência por parte de grupos armados também no distrito de Nangade, de onde "chegam agora mais ecos de violência".

A+ / A-

O sacerdote Edegard Silva, missionário na região moçambicana de Pemba, localizada na província de Cabo Delgado, alertou para a falta de condições de mais de 600 mil deslocados e prevê "grande fome para este ano" naquela região por causa da "seca e da falta de terra", ficando as populações "sem ter como plantar o milho", que é a base da alimentação para mais de 90% das pessoas.

Nesta informação, enviada pelo secretariado português da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, o missionário comboniano brasileiro adianta que "continua a ameaça de ataques por parte de grupos armados, como no distrito de Nangade, a zona de onde chegam agora mais ecos de violência".

O sacerdote sublinhou ainda que na região de Cabo Delgado há muitos casos de cólera e de malária, mas a "diocese está atenta a esta realidade".

O padre Edegard Silva descreveu toda a falta de condições em que se encontram mais de 600 mil deslocados, pessoas que foram forçadas a fugir das suas aldeias e vilas por causa dos ataques violentos no norte de Moçambique, que acontecem desde Outubro de 2017 e que são reivindicados por grupos jihadistas.

A Fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre recorda que tem realizado diversas campanhas de apoio ao trabalho desenvolvido pela Igreja Católica na região de Cabo Delgado, que "tem sido crucial no auxílio aos deslocados".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+