Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Número de mortes nos lares caiu 98%

17 mar, 2021 - 13:08 • Redação com Lusa

O anúncio foi feito pela ministra do Trabalho e da Segurança Social no Parlamento. Citando dados comparativos internacionais, Ana Mendes Godinho disse ainda que Portugal “teve das taxas mais baixas da Europa”.

A+ / A-

Veja também:


O número de casos de Covid-19 e de mortes associadas à doença nos lares caiu, anunciou nesta quarta-feira a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social no Parlamento.

“Esta semana foi a semana em que tivemos menos óbitos nos lares desde que a pandemia começou. À data de hoje, o número de surtos baixou 75% face à última vez que aqui estive na Assembleia e, em termos de óbitos, tivemos uma redução de 98% nos lares no último mês”, afirmou aos deputados da Comissão de Trabalho e Segurança Social.

Ana Mendes Godinho refere-se à semana de 8 a 15 de março e citou dados comparativos internacionais sobre o número de óbitos na Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) face ao número de óbitos totais, para afirmar que Portugal “teve uma das taxas mais baixas da Europa”.

Houve “uma redução dos óbitos de 98% no último mês fruto desta mobilização de todos e fruto de programa de testagem”, reforçou a ministra.

Ana Mendes Godinho adiantou ainda que o programa de prevenção nos lares irá continuar com a testagem até ao final de junho, tendo já sido feitos 266 mil testes.

Já no que diz respeito à vacinação, no âmbito do programa de prevenção nos lares, os dados do Governo dão conta de que 201 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina e 150 mil têm já as duas doses.

“Tenho de agradecer especialmente a todos os que têm estado a dedicar a sua vida aos outros e todos os que trabalham no setor social estão diariamente a proteger os outros”, disse Ana Mendes Godinho, sublinhando que nos últimos anos o Governo triplicou a despesa com os acordos de cooperação com o setor social.

A governante adiantou, nessa matéria, que a linha de financiamento do setor social passa a ser de 227 milhões de euros e será prorrogado até ao final do ano, bem como o programa MAREES, de reforço de recursos humanos no âmbito do setor social.

Relativamente ao primeiro MAREES, criado em 2020, Ana Mendes Godinho adiantou que abrangeu 17.500 pessoas para contratação do setor social.

Disse também que a terceira fase do programa Adaptar Social +, para apoio na compra de equipamentos de proteção individual, irá decorrer ainda nesta semana.

De acordo com Ana Mendes Godinho, em 2020 houve um reforço global de 465 milhões de euros para o setor social.

A ministra anunciou ainda que está previsto um novo programa de formação para o setor social, numa parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Relativamente à testagem dos trabalhadores dos equipamentos para crianças, a ministra revelou que esta semana foram testados 40 mil funcionários.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+