Tempo
|
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​Quintana esteve sempre em campo

16 mar, 2021 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Não pode passar sem uma palavra o feito alcançado pela seleção portuguesa de andebol ao conquistar o direito de estar presente na próxima edição dos Jogos Olímpicos, que vão ter lugar em Tóquio no próximo mês de junho.

Depois de ter saído derrotada pela Croácia por um golo de diferença, num jogo em que ficou evidente algum desacerto da equipa nacional e uma arbitragem deplorável, o desafio final com a França tornou-se inevitavelmente decisivo.

Eram conhecidas as dificuldades perante uma seleção de enorme qualidade, e as mesmas acentuaram-se sobretudo na primeira parte do jogo, chegando os lusitanos a estar com seis golos de desvantagem em relação à formação gaulesa.

Porém, nos minutos finais a seleção das quinas fez um apelo a todas as suas forças, conseguindo o golo da vitória por Rui Silva, quando faltavam apenas cinco segundos para soar o apito final dos juízes.

E aí, milhões de portugueses que seguiam via TV o decorrer do jogo de Montpellier, foram às lágrimas perante o espetáculo carregado de emoção no recinto francês. Ficou assim garantida a primeira presença portuguesa nos próximos Jogos Olímpicos, onde a nossa seleção se juntará às outras onze que formam nesta altura o melhor lote de todo o mundo.

Inevitável foi também a evocação de Alfredo Quintana, que permaneceu com todos os seus companheiros de equipa durante toda a competição, e que se tornou dramática neste jogo de total superação frente à atual campeã europeia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.