Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bruxelas anuncia

Vêm aí mais 10 milhões de doses da vacina da Pfizer

16 mar, 2021 - 10:15 • Marta Grosso

As vacinas devem chegar no próximo mês, refere o comunicado da presidente da Comissão Europeia, antecipando o previsto inicialmente.

A+ / A-

Veja também:


A Pfizer/BioNTech vai assegurar uma entrega adicional de 10 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 no segundo trimestre deste ano.

O anúncio é feito pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Twitter.

A nova entrega fará aumentar para 200 milhões o número de doses para o segundo trimestre do ano e “dar aos Estados-membros espaço de manobra para preencher lacunas existentes”, diz a chefe do executivo comunitário.


Deste modo, é possível antecipar a entrega de 10 milhões de doses desta vacina, que estavam previstas para o terceiro e quarto trimestre deste ano.

Esta proposta da Comissão precisa ainda de aprovação por parte dos Estados-membros.

O anúncio de Bruxelas surge numa altura em que muitos países europeus decidiram suspender a administração da vacina da AstraZeneca por precaução, dado terem surgido dúvidas sobre os seus efeitos secundários.

Portugal decidiu-se pela suspensão na segunda-feira, o que vai provocar atrasos na vacinação dos professores.

As autoridades portuguesas falam em medida de "precaução extrema" e pedem a quem já tomou esta vacina para estar atento a sintomas quem incluam mal-estar persistente, sobretudo se acompanhado de nódoas negras ou hemorragias cutâneas.

A diretora-geral da saúde sublinha, contudo, que “estas reações são extremamente raras e em Portugal não foram reportados fenómenos semelhantes aos de outros países”.

Os eventuais efeitos secundários da vacina da AstraZeneca estão também a ser avaliados pelo comité de especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Até agora, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) já aprovou a utilização das seguintes vacinas: BioNTech/Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Janssen (da Johnson & Johnson).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+