Tempo
|

Covid-19 por concelho. Funchal é o único município português em risco extremo

15 mar, 2021 - 16:54 • Joana Gonçalves

Cerca de 94% dos municípios apresentam uma taxa de incidência cumulativa a 14 dias inferior a 240 casos por 100 mil habitantes.

A+ / A-

Depois de na semana passada Portugal ter abandonado o risco extremo, esta segunda-feira o Funchal inverte a tendência e é o único concelho português com mais de 960 casos por 100 mil habitantes.

De acordo com os mais recentes dados da Direção-Geral da Saúde, o município madeirense contabiliza uma incidência cumulativa a 14 dias de 1.128 casos por 100 mil habitantes.

O arquipélago, que na primeira vaga foi a região do país com menos casos e óbitos por Covid-19, atravessa agora um cenário pouco animador, com o índice médio de transmissibilidade (Rt) mais elevado de Portugal.

Dos 308 concelhos portugueses, 289 integram agora a categoria de risco moderado, a mais baixa da escala. São mais 15 concelhos, face à semana passada. Ou seja, cerca de 94% dos municípios apresentam uma taxa de incidência cumulativa a 14 dias inferior a 240 casos por 100 mil habitantes.

Entre 24 de fevereiro e 9 de março, quatro concelhos apresentaram risco de infeção por SARS-CoV-2 muito elevado. Três pertencem à ilha da Madeira - Ponta do Sol, Santa Cruz e Câmara de Lobos. Serpa é o único município do continente que integra esta lista.

Do total, 35 concelhos registaram uma taxa de incidência igual a zero.


A Direção-Geral da Saúde divulga, desde dia 16 de novembro, o mapa de incidência cumulativa de infeção por município. O indicador corresponde ao número de novos casos nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes.

Este é um dos três critérios adotados pelo Governo português na avaliação de risco de infeção de cada concelho. Foram definidos quatro níveis de risco: moderado, elevado, muito elevado e extremamente elevado.

Os níveis diferem em número de incidência. Municípios com incidência inferior a 240 casos por 100 mil habitantes integram a lista de risco moderado.

Na lista de risco elevado entram os concelhos com uma incidência entre 240 e 480 casos por 100 mil habitantes. Segue-se o risco muito elevado, entre 480 e 960.

No nível máximo de risco - extremamente elevado - estão os concelhos com mais de 960 casos por 100 mil habitantes.

Portugal regista esta quarta-feira mais 10 mortes e 256 novos casos de Covid-19, indica o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

É o valor mais baixo de mortes desde 14 de outubro. Na região Norte não se registou nenhum óbito. E o número mais reduzido de casos desde 7 de setembro.

Nos hospitais portugueses estão internados 995 doentes com Covid-19, uma redução de 20 pacientes nas últimas 24 horas. Portugal baixou da barreira dos mil doentes internados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+